A Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos – FeMASS – programou para terça-feira (07), às 19hs, no auditório da FUNEMAC, sua mantenedora, uma palestra sobre o tema “A Importância da Confecção do Plano de Negócios para a Sobrevivência das Empresas de Tecnologia da Informação”, aberta à população. A palestrante, professora Juliane de Claramunt, fala da importância do tema para os alunos do curso de Informação, professores, empresários e estudantes de modo geral.
- O Plano de Negócios antecede a instalação de qualquer empresa, mas pode ser implementado no meio do processo de sua formação. Dados do Sebrae apontam a falta de planejamento como a principal causa do fechamento de 49,4% das empresas no segundo ano de existência, principalmente as micro e pequenas. Daí, a grande importância do Plano como ferramenta de gestão para o empreendedor. Um dos objetivos da Faculdade é incentivar os alunos ao empreendedorismo, meta traçada por seu diretor, professor Leonardo Carneiro, assinalou.
A professora Juliane é formada em Economia pela PUC-RS/Porto Alegre, fez mestrado em História da Economia na Argentina - UBA, Universidade de Buenos Aires, e foi consultora do “Projeto Empreender” do Sebrae. Atualmente, integra o corpo docente da FeMASS, responsável pela cadeira Gestão de Negócios, que engloba as matérias Antropologia das Organizações, Linguagem de Desenvolvimento de Sistemas, Planejamento Estratégico e Gestão do Conhecimento, Inteligência Competitiva e Empreendedorismo, Produtividade e Qualidade – Plano de Negócios.
Plano de Negócios - Segundo ela, os alunos aprendem a montar a base do Plano de Negócios com dados levantados sobre o mercado consumidor, o fornecedor, a concorrência, além de se discutir as estratégias de marketing e vendas de um produto e sua sazonalidade (época mais propícia à venda de um artigo, como a moda praia para o verão, por exemplo). “Todos esses tópicos vão ser abordados na palestra, inclusive o plano financeiro”, garantiu Juliane.
O plano financeiro engloba investimento inicial físico e financeiro (capital de giro), custos fixos e variáveis, demonstrativo de resultados, formação de preço, o ponto de equilíbrio (onde não há lucro nem prejuízo), lucratividade, indicadores de rentabilidade, prazo de retorno (payback) e seus desdobramentos. A Fundação e a Faculdade, em consonância, fazem um trabalho que visa ao preparo dos alunos para atuar em qualquer área empresarial.