O segundo dia da 3ª Semana Acadêmica da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que tem como tema “Nosso Fazer Científico”, começou com a palestra “Gerenciamento de Processos de Negócios”, ministrada pelo engenheiro Marco Aurélio Rodrigues dos Santos, e direcionada a todos os alunos da FeMASS.
Marco é CBPP (Certified Business Process Professional), uma certificação profissional registrada da ABPMP International que atesta conhecimento, experiência e prática em Gerenciamento de Processos de Negócio (BPM - Business Process Management). O engenheiro falou sobre a consolidação das Áreas de Modelagem de Processos, seguindo as normas da ABPMP.
- Vocês, futuros administradores, pensam em gerar resultados positivos, pois o esperado de cada processo é que ele entregue exatamente o que foi planejado para acontecer. Essas ferramentas de gerenciamento nos permite evitar falhas nesse percurso, pontuou.
Ao todo, 12 grupos dos cursos de graduação da FeMASS - Sistema de Informação, Administração e Engenharia de Produção – estão apresentando projetos selecionados de Iniciação Científica e Extensão em forma de pôsteres, com objetivo de fomentar a pesquisa.
Orientado pelos professores Leonard Moreira Barreto (FeMASS) e Alberto Vilcapoma Ignácio (UFF-PURO), Wellington Santos Aguiar, formado em Engenharia de Produção pela FeMASS, apresentou a “Proposta de um modelo para localização estratégica de unidades estacionárias de produção”, que tem como principal objetivo “gerar um modelo de pesquisa capaz de otimizar a localização das plataformas em campos petrolíferos que possuam ligação direto entre os poços de produção e as plataformas”.
O projeto é fruto de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, neste ano, foi indicado para participar do Simpósio Nacional de Engenharia de Produção, realizado em São Paulo.
Cleir Araújo Junior, estudante do 10º período de Engenharia de Produção da FeMASS e orientado também pelo professor Leonard Moreira Barreto, uniu a Inteligência Artificial com Dados Estatísticos para elaborar seu projeto “Técnicas de Mineração de Textos Para Categorização de Fatores Relacionados ao Diagnóstico Médico de Síndromes Demenciais”. O objetivo da pesquisa foi utilizar o campo da Ciência da Informação para desenvolver um programa de computador que auxilie no processo de mineração de dados em prontuários médicos, visando a redução do tempo computacional perdido na realização de diferentes tarefas de diagnóstico.
Já Gabriel Lavra Marques e Paulo Andrade da Rocha, estudantes do curso de Sistemas da Informação da FeMASS, orientados pelo professor também da instituição, Henrique Uzêda, apresentam o projeto “O uso competitivo da Governança de TI em organizações de Macaé e Rio das Ostras”. A proposta da dupla é estudar a Governança de TI e temas equivalentes, na gestão de organizações, além de incentivar a troca de conhecimento entre professores e alunos da FeMASS, sobre as organizações situadas no ambiente da indústria e do petróleo e gás dos municípios de Macaé e Rio das Ostras.
O projeto do estudante do 5º período de Sistemas da Informação na FeMASS, Felipe Menezes de Oliveira, orientado pela professora Juliane Claramunt, se destacou dos demais ao apresentar a proposta “A Empresa Social como parte da Economia Macaense”. O objetivo do projeto consiste na criação de centros estéticos que possam gerar empregos para donas de casa que após se dedicarem por anos à família e criarem seus filhos, encontram-se fora do mercado de trabalho. A ideia é qualificar essa parcela da população através de parcerias estratégicas, criando oportunidades fora do setor industrial e petrolífero, aquecendo, no entanto, a economia do comércio no município.
As inscrições para o processo seletivo 2015 de acesso aos cursos de graduação em Administração, Engenharia de Produção e Sistemas de Informação estão abertas. O prazo vai até 15 de dezembro. São oferecidas 300 vagas, sendo 150 para o primeiro semestre, e mais 150 para o segundo semestre, distribuídas nos três cursos de graduação. As aulas na FeMAS são em horário noturno, com início previsto para fevereiro e agosto de 2015, respectivamente primeiro e segundo semestres letivos.
A FeMASS está instalada na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.