Os motoristas que pretendem viajar no feriado prolongado devem ficar atentos à segurança no trânsito, já que, com o aumento da movimentação nas estradas, cresce também o risco de acidentes. A Secretaria de Mobilidade Urbana lembra que é importante, antes de pegar a estrada, fazer revisão nos itens de segurança do carro.
Nada melhor que um feriado prolongado para aproveitar para viajar com a família e amigos. Para que a viagem seja segura e tranquila, o cuidado com veículo é fundamental para realizar todo o trajeto em segurança.
Segundo dados estatísticos, no Brasil cerca de 45 mil pessoas morrem todos os anos vítimas e acidentes no trânsito, que é o mesmo que 120 aviões como Airbus da TAM com capacidade para 200 passageiros. É um número muito alto, sem falar dos milhares de feridos.
Antes de viajar, os itens de segurança devem ser checados com atenção. As luzes de ré e do freio não podem apresentar problemas e também precisam estar regulados os faróis que permitem maior visibilidade do motorista que trafega à noite.
O diretor de Fiscalização de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, João Michel, alerta: “O que parece uma bobagem pode significar muito, assim é de extrema importância que os veículos estejam em ordem para enfrentar qualquer imprevisto, pois, quando se trata de viagem, deve-se sempre estar preparado para o inesperado.”
Os pneus devem estar calibrados de acordo com as especificações do fabricante do veículo, inclusive o estepe. Pneu careca é sinônimo de perigo, além de ser uma infração de trânsito.
O secretário de Mobilidade Urbana, Jorjão Siqueira, lembra que o veículo funciona como um sistema integrado de peças, onde cada componente tem uma determinada função e que, com o tempo, há o desgaste natural. Esclarece ainda a importância da manutenção de forma consciente e responsável que, segundo ele, é a melhor fora de evitar panes elétricas e falhas mecânicas.
- Fazendo a revisão periódica em uma oficina de confiança, os condutores mantêm o veículo em boas condições de uso, prevenindo situações perigosas, principalmente em se tratando de viagem, afirma.
Para não se aborrecer durante o feriado prolongado, basta ter paciência, obedecer à sinalização de trânsito e dirigir com muita atenção, em velocidade moderada.