Feriado: Turistas do Sana serão orientados sobre novas regras de visitação

14/11/2013 11:02:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Érica Ferreira

Campanha de sensibilização de visitantes e moradores do Sana começa neste feriado. Distrito recebe alto índice de visitação nas cachoeiras

Começa no feriado desta sexta-feira (15), comemorativo da Proclamação da República, a campanha para sensibilização de visitantes e de moradores do Sana, distrito na região serrana, para a implementação da resolução 04/2010 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads). Essa determinação dispõe sobre normas e critérios para visitação turística na bacia hidrográfica do Córrego do Peito do Pombo para promoção do turismo sustentável. As medidas começarão a ser aplicadas a partir do próximo dia 23. Na segunda-feira (18), pela primeira vez, haverá uma reunião do Commads nesse distrito, com o objetivo de reformular a resolução 04 para sua melhor aplicabilidade.

As pousadas da localidade estão com as reservas praticamente esgotadas. Por isso, é esperado um alto índice de visitação nas cachoeiras do Sana, que é Área de Proteção Ambiental (APA) desde 2001. Esse movimento será aproveitado pela equipe de cerca de dez servidores da Secretaria Ambiente, que vão percorrer também os demais distritos, para informar à população e aos turistas sobre as novas regras. Já aos moradores, essas informações estão sendo passadas durante as reuniões das associações. Também cerca de doze homens da Guarda Ambiental da Secretaria de Ordem Pública vão fiscalizar a região serrana no feriado e atender às denúncias.

Não haverá panfletagem para divulgação das regras, evitando assim danos ambientais. As informações vão estar em banners e cartazes em locais estratégicos, como hotéis, pousadas, campings, restaurantes e bares, além da associação CriaSana e a base operacional da Secretaria. A partir do dia 23, moradores e visitantes já precisarão estar identificados com pulseiras coloridas para frequentarem a região da bacia hidrográfica do Córrego do Peito do Pombo.

Um banco de dados será feito para que os moradores, que também terão que usar as pulseiras de identificação, tenham livre acesso aos locais turísticos. A visitação a esses pontos, como as cachoeiras, será limitada em até quatrocentas pessoas por vez. Os moradores não serão contabilizados.

Esse projeto está sendo desenvolvido pelo Conselho Gestor da Apa do Sana, que é formado pelo poder público e sociedade civil organizada, e pela Coordenadoria Apa do Sana, da secretaria de Ambiente, em parceria com a Fundação de Esporte e Turismo de Macaé (Fesportur), Defesa Civil e Guarda Ambiental.

Pulseiras coloridas

A partir do dia 23 de novembro os visitantes deverão se cadastrar na base operacional provisória da Secretaria de Ambiente. O telefone para esclarecimento de dúvidas é (22) 2793-2760. Para realizar o registro, o turista terá que fornecer seus dados pessoais e de hospedagem. No ato, o inscrito receberá uma pulseira de identificação. As brancas permitirão o acesso ao Peito do Pombo, e as azuis, às cachoeiras. A visitação será permitida todos os dias, das 8 às 18 horas. Já está proibido nessa área de preservação ambiental o tráfego de veículos motorizados e bicicletas, acesso de animais domésticos, prática de esportes, isopores, caixas e similares que sirvam para acondicionar mercadorias e produtos; bebidas alcoólicas, objetos de vidro, aparelhos ou instrumentos que promovam ruídos elevados; churrasqueiras, barracas de acampamento, produtos que venham causar riscos de incêndio e óleos bronzeadores. Mais informações também podem ser obtidas no guichê de informações turísticas que funciona no Espaço da Feira CriaSana, ou pelo telefone (22) 27932781. O cuidado com o meio ambiente é obrigação de todos. Por isso, o telefone da Guarda Ambiental, (22) 9701-9770, está disponível para denúncias 24 horas.