Fesportur reúne contemplados pelo Bolsa Atleta

08/10/2014 16:34:00 - Jornalista: Thales Coutinho

Foto: Divulgação

O primeiro encontro aconteceu na noite de terça-feira (7)

A Prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), divulgou recentemente o resultado final do processo de seleção do programa Bolsa Atleta e realizou, na noite desta terça-feira (7), o primeiro encontro com os contemplados. Ao todo, foram mais de 200 atletas inscritos. Desses, 112 serão beneficiados com o incentivo. O benefício criado pelo município tem como principal objetivo incentivar os atletas de rendimento para que possam desempenhar com mais profissionalismo suas respectivas modalidades.

O Bolsa Atleta é organizado em cinco categorias: Individual/Coletivo A, destinado aos atletas a partir de 14 anos de modalidades individuais e/ou coletivas de competições estaduais, regionais e municipais; categoria B para os atletas que participam de competições em âmbito nacional; categoria C para atletas que integrem a seleção nacional da sua respectiva modalidade; categoria D para atletas que tenham participado da última edição dos Jogos Pan Americanos; e categoria E destinada para atletas que tenham participado de Campeonatos Mundiais e/ou Jogos Olímpicos. As bolsas variam de R$ 350 a R$ 3 mil por mês.

Organizados pelas categorias, foram selecionados para o programa 32 atletas para o Bolsa A, 45 para o Bolsa B, sete atletas para o Bolsa C, três para o Bolsa D, e 25 atletas para o Bolsa E. Entre as modalidades contempladas estão; jiu-jitsu, xadrez, bodyboard, judô, surf, kickboxing, canoagem, handebol, corrida rústica, futebol, basquete, três tambores, ginástica de trampolim, atletismo, bicicross, muay thay, triathlon, futevôlei e laço em dupla.

De acordo com Luiz Felipe Rangel, controlador do esporte, o processo foi de total transparência. “Fizemos o edital de convocação em jornal e demos visibilidade aos interessados. Após esta primeira etapa, oferecemos 14 dias para regularizarem suas respectivas documentações para participar do programa. Além disso, foi montada uma comissão com advogados e atletas para análise minuciosa de cada processo”, destacou.

O beneficiário do programa pode dispor dos recursos para cobrir gastos com educação, alimentação, saúde, treinamento e aquisição de equipamentos, pagamento de taxas de competições, e transporte para participação em eventos esportivos fora da cidade. Para Victor Boghi, enxadrista que se prepara para o Torneio Continental, o incentivo é de suma importância para o desempenho dos atletas.

- A prefeitura e a Fesportur fizeram muito olhando por nós atletas. Sabemos das dificuldades e, sem dúvida, o Bolsa Atleta vai nos beneficiar. Com este incentivo podemos nos preparar melhor e representar o município em competições importantes em âmbito nacional e até internacional. Cabe agora a nós, atletas, oferecemos a contrapartida levando o nome de Macaé para todos as regiões e auxiliarmos em projetos que buscam a propagação do esporte em nossa cidade -, declarou Boghi.

Para o presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, o Bolsa Atleta é mais uma demonstração que a administração municipal reforça a atenção dada ao esporte. “Acreditamos muito nesse programa e ficamos felizes em poder auxiliar esses atletas a desempenharem melhor suas modalidades e trazerem resultados significativos para o nosso município. Mais que isso, o programa demonstra o nosso comprometimento com o esporte, que é prioridade devido à sua capacidade de gerar transformação social e qualidade de vida”, disse o presidente.