Reunindo 220 capoeiristas – 70 crianças, 130 adolescentes e 120 adultos –, a Associação Cultural Afroart-Brasil Capoeira realizou um grande evento no CT, na tarde deste sábado (26), com um público de 500 pessoas. Na ocasião, houve batizado, formatura de dois professores, entrega de 330 cordas (da cor crua a cor roxa e marrom-professor) e lançamento do primeiro CD da Associação, com 18 músicas do mestre Grande.
Participaram do evento 38 mestres, contramestres e professores das cidades do Rio de Janeiro, Niterói, Petrópolis, Conceição de Macabu, Quissamã e Casimiro de Abreu (Barra de São João). Segundo o professor Preto, que adquiriu a corda roxo e marrom junto com a professora Kiki, o ponto alto do evento, que teve três rodas de capoeira (para crianças, adolescentes e adultos), foi a formatura dos professores.
“Neste momento, tivemos de jogar dentro do toque Angola, Benguela, São Bento Grande e São Bento Pequeno”, conta, lembrando que agora a responsabilidade, e a cobrança serão maiores. “Mas a realização também é grande”, avalia o professor. Os órgãos municipais que deram apoio ao evento foram a secretarias de Educação, Comunicação Social, Esporte e Lazer, além da Fundação de Ação Social. No dia seguinte ao evento, domingo (27), os capoeiristas se reuniram na Praia dos Cavaleiros, onde jogaram capoeira, numa exibição para os banhistas e turistas.
A Associação Cultural Afroart-Brasil Capoeira tem sede em Macaé, funcionando no Flamengo Futebol Clube (Miramar), no Instituto Christiane Salles, além de promover aulas para as comunidades do Morro de São Jorge, Aroeira e Botafogo. São mais de 600 alunos, distribuídos nas cidades de Macaé, Conceição de Macabu, Quissamã e Curitiba, que fazem parte da Associação. Em Macaé há 150 alunos.
Parceria entre a Associação e a UNESCO leva o esporte a deficientes auditivos da Associação Macaaense de Deficientes Auditivos (Amada), onde aulas são ministradas pela professora Kiki. Para 2006, os capoeiristas pretendem realizar um encontro feminino, um festival de música de capoeira e o primeiro evento, intitulado Jogos Macaenses de Capoeira. Quem se interessar em conhecer um pouco mais o trabalho da Associação é só entrar no site www.afroaartbrasilcapoeira.com.br, onde a história de nove meses do grupo em Macaé, além de fotos e outras informações podem ser encontradas.