Foto: Erica Ferreira
Moradores da Barra de Macaé, Fronteira, Nova Holanda, Brasília e de demais localidades são esperados nos quatro dias de festa
A tradicional festa de São Pedro, realizada pelos católicos da igreja de São Pedro (Barra de Macaé), promete agitar a comunidade local. Ela acontecerá de quinta-feira (27) até domingo (30) e conta com o apoio da prefeitura.
Segundo o pároco da igreja de São Pedro, padre Luis da Silva Correa, este evento tem duas propostas: resgatar o relacionamento da igreja com os que não se sentem chamados a participar das pastorais e homenagear São Pedro.
- Nosso movimento ‘Jovens Sarados’ busca resgatar os jovens da Barra de Macaé, Fronteira, Nova Holanda, Brasília e de demais localidades. Para nossa alegria, o Bispo Diocesano, Dom Edney Gouvêa Mattoso, fará neste sábado (29), às 19h, missa com a dedicação da nossa igreja a Deus – comemora.
Programação:
Quinta-Feira (27), às 20h30 – Quadrilha, às 21h – Show com a banda católica Querigma e às 23h – Pagode com o Grupo Tá Feito;
Sexta-Feira (28), às 21h – Quadrilha, às 21h30 – Show com a banda católica Trinum e às 23h, Show sertanejo com Glauco Lauro;
Sábado (29), às 19h - Missa com o Bispo Dom Edney Gouvêa Mattoso, às 21h – Quadrilha, às 21h30 – Show católico com Júnior Alves (Canção Nova) e às 23h, Banda Lenildo do Forró;
Domingo (30), às 8h – Missa, às 18h – Procissão, às 19h – Missa, às 21h – Quadrilha, às 21h30 – Show católico com a banda Ora Samba e às 23h – Forró com Frank e Marcelo.
São Pedro
Segundo a Bíblia, seu nome original não era Pedro, mas Simão. Nos livros dos Atos dos Apóstolos e na Segunda Epístola de Pedro, aparece ainda uma variante do seu nome original, Simão.
Segundo a Igreja Católica, Cristo mudou seu nome para Cefas em português, como em Gálatas 2:11, que em aramaico significa "pedra", "rocha", nome este que foi traduzido para o grego como Petros, através da palavra petra, que também significa "pedra" ou "rocha", e posteriormente passou para o latim como Petrus, também através da palavra petra, de mesmo significado.
Esse título é um tanto tardio, visto que tal designação só começaria a ser usada cerca de um século mais tarde, suplementando o de Patriarca (agora destinado a outro uso). Pedro foi o primeiro Bispo de Roma. Essa circunstância é importante, pois daí provém a primazia do Papa e da diocese de Roma sobre toda a Igreja Católica; posteriormente esse evento originaria os títulos "Apostólica" e "Romana".