logo

Festa de Nossa Senhora de Fátima começa dia 12

04/05/2006 15:56:55 - Jornalista: Alexandre Bordalo

A comunidade católica está trabalhando para que tudo esteja certo e organizado para a realização da festa em honra a Nossa Senhora de Fátima, que acontece entre os próximos dias 12 e 14, no pátio da paróquia (Rua Teixeira de Gouveia, 1312, Centro). Entre as atrações está o show com o cantor católico Eros Biondini, que se apresenta na sexta (12), às 21h, que vai mostrar, entre outros, sucessos do CD Mundo Novo.

No sábado (13), é a vez de adolescentes e jovens curtirem a música eletrônica – com letras e mensagens cristãs – do Haeven’s Dance, a partir das 21h30m. Para os fãs de Celina Borges, será imperdível a apresentação da cantora, no domingo (14), às 21h30m. O último CD dela chama-se Ânima, que em latim significa Alma.

Segundo a programação, em todos os três dias de festa haverá missa às 19h, ocorrendo no sábado (13), a procissão às 18h. Esta caminhada acontece nos bairros dos Cajueiros, Centro e Imbetiba, sendo momento de consagração da cidade de Macaé a Nossa Senhora de Fátima.

Neste dia (13) - dia de Nossa Senhora de Fátima - o evento será solene, havendo inclusive a inauguração de imagem da santa de três metros de altura, em frente à paróquia. De acordo com o padre Alexandre Guidio, também haverá sorteio de um Uno Flex 0 Km, uma TV 20’ e um DVD. Para participar, os interessados podem adquirir o ingresso durante a festa ou comprando em frente à igreja todos os dias entre 8h e 19h. A premiação e o sorteio acontecem no domingo (14).

Conforme disse o sacerdote, a festa se realiza em clima familiar. Cerca de duas mil pessoas lotam o local durante as comemorações, nas quais dezenas de barraquinhas com comidas típicas, jogos e brincadeiras estarão servindo a comunidade.

“A experiência com Nossa Senhora de Fátima é de profunda e contínua presença junto às famílias, que vêm buscar refúgio, carinho e ânimo para a caminhada em nossa cidade”, afirma o padre Alexandre. Ele ainda diz ser testemunha de abundantes graças alcançadas e verdadeiros milagres devidos à intercessão da mãe de Jesus. Para o sacerdote a festa é uma oportunidade de agradecer as graças, renovar os pedidos e propiciar convívio familiar dentro da paróquia.


História das aparições

Em suas aparições em Fátima, ela apresenta como o pedido mais importante à humanidade, a conversão dos pecadores, para que fiquem na presença de seu filho Jesus.

No dia 13 de maio de 1917, três crianças apascentavam pequeno rebanho na Cova da Iria, freguesia de Fátima, atualmente diocese de Leiria-Fátima, Portugal. Seus nomes Lúcia de Jesus (10), Francisco e Jacinta (9 e 7 anos);

Por volta do meio dia, viram uma luz brilhante e em cima de uma pequena azinheira uma senhora mais brilhante que o sol, segurando um terço branco. Ela disse às crianças que era necessário rezar muito e convidou-as a voltarem ao local durante cinco meses consecutivos, sempre no dia 13, naquele horário.

Na última aparição, em 13 de outubro, cerca de 70 mil pessoas estavam presentes para acompanhar a história. Depois do acontecido, o sol assemelhou-se, diante de todos, a um disco de prata, girando sobre si mesmo como uma roda de fogo, parecendo precipitar-se sobre a terra.

Posteriormente, ela apareceu a Lúcia – esta já atuava como religiosa na Espanha -, pedindo a devoção de rezar o terço, meditar nos mistérios do rosário, confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos. Além disso, pedia pela consagração da Rússia ao Imaculado Coração de Maria. Este pedido a santa anunciara em 13 de julho de 1917, na parte já revelada do “Segredo de Fátima”.