Foto: Erica Ferreira
Haverá a parte religiosa com início neste domingo (30), quando se realizará missa, às 19h, antecedida por procissão, às 18h
A festa comemorativa em homenagem a São Paulo Apóstolo, na igreja homônima, localizada na Rua J. Kopp 126, Centro, vai agradar a todos os gostos. Haverá a parte religiosa com início neste domingo (30), quando se realizará missa, às 19h, antecedida por procissão, às 18h, ocorrendo celebrações religiosas na Semana Paulina – de segunda-feira (1/7) a sexta-feira (5/7), sempre às 19h. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Macaé.
Já a esfera social se dará, no sábado (6/7), com missa, às 18h, abertura das barraquinhas, às 19h, e show de música popular brasileira com Top Gum, às 21h. No domingo (7/7), haverá missas, às 8h e 18h, almoço, às 12h, comidas típicas, às 19h, e show católico com o grupo de louvor Restaurando Vidas em Missão, às 21h.
De acordo com o pároco da Igreja São Paulo Apóstolo, o padre Mauro Sérgio Souza Nunes, os principais objetivos da festa são celebrar a vida da paróquia e reunir todas as comunidades, promovendo a comunhão e a partilha. Aliás, a Paróquia São Paulo Apóstolo tem como satélites as igrejas de Santa Mônica (Miramar), Nossa Senhora Aparecida (Virgem Santa), Nossa Senhora da Conceição (Malvinas), Santo Expedito (Malvinas) e Santa Rita de Cássia (Novo Botafogo).
São centenas de fiéis que vão se reunir durante o evento. Na igreja e na festa serão vendidas as cartelas da rifa, cujos ganhadores receberão: notebook, refrigerador, fogão, smartphone, bicicleta e TV tela plana 32’.
Histórico da Igreja São Paulo Apóstolo
A Igreja São Paulo Apóstolo teve seus trabalhos evangelizadores iniciados com o Padre José Nabais, provavelmente em 1967. Mas sua fundação ocorreu em 1971. Portanto, são 42 anos de igreja São Paulo Apóstolo. No início, a igreja era coordenada pelos padres agostinianos assuncionistas de Nossa Senhora, conhecidos popularmente como ‘os padres franceses’.
São Paulo Apóstolo
Paulo de Tarso, também chamado de apóstolo Paulo, Saulo de Tarso e São Paulo, foi um dos mais influentes escritores do cristianismo primitivo, cujas obras compõem parte significativa do Novo Testamento. A influência que exerceu no pensamento cristão, chamada de "paulinismo", foi fundamental por causa do seu papel como proeminente apóstolo do Cristianismo.
Conhecido como Saulo antes de sua conversão, ele se dedicava à perseguição dos primeiros discípulos de Jesus na região de Jerusalém. De acordo com o relato na Bíblia, durante uma viagem entre Jerusalém e Damasco, numa missão para que, encontrando fiéis por lá, "os levasse presos a Jerusalém", Saulo teve uma visão de Jesus envolto numa grande luz. Ficou cego, mas recuperou a visão após três dias e começou então a pregar o Cristianismo.
Juntamente com Simão, Pedro e Tiago, o Justo, ele foi um dos mais proeminentes líderes do nascente cristianismo. Era também cidadão romano, o que lhe conferia uma situação legal privilegiada. A conversão de Paulo mudou radicalmente o curso de sua vida. Com suas atividades missionárias e obras, Paulo acabou transformando as crenças religiosas e a filosofia de toda a região da bacia do Mediterrâneo. A Bíblia não relata a morte de Paulo.