Foi aberto, na quarta-feira (12), às 16h30, o Festival Cultural Benedicto Lacerda. O evento aconteceu na Sociedade Musical Nova Aurora, com a presença de convidados e autoridades, entre eles, o secretário de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga.
Na oportunidade foi inaugurada a Exposição biográfica sobre o músico, em vários painéis. Logo após, houve a apresentação na capela da entidade musical, Conjunto de Música Popular da S.M. Nova Aurora; composto por Rubinho Pereira (violão), Hélio Rodrigues (trombone), Márcia Estulano (flauta), Cristal Golzo (flauta), Nelson Emerick (sax alto), Allan Pinheiro (clarinete) e Jansen Queiroz (pandeiro).
Foram executadas músicas de Ernesto Nazareth, Pixinguinha, Benedicto Lacerda é um maxixe autoria de Nelson Emerick, que fez em homenagem a sua neta “Quiquinha”.
Já na rua Benedicto Lacerda, que tem este nome em homenagem ao ilustre artista macaense, Zé da Velha abriu os shows do Festival. A noite teve também apresentação do grupo Bico da Coruja, com participação especial do flautista Jean Macahe.
Logo após a dupla Zé da Velha e Silvério Pontes, que comemoraram 25 anos de carreira, empolgaram o público. O show teve como convidado especial Alexandre Maionese (CD Benedicto Lacerda 100 anos).
O evento é uma realização da Usina de Fomento Cultural, com patrocínios da Fundação Macaé de Cultura, Prefeitura de Macaé, Petrobras, Governo Federal e Associação Comercial e Industrial de Macaé (Acim).
A intensa programação prosseguiu nesta quinta-feira (13), às 9h, com a “Oficina de Choro” com Zé da Velha, Silvério Pontes, Maionese e grupo nas modalidades: trombone, trompete, flauta, violão, cavaquinho e pandeiro, no Conservatório Macaé de Música – Fundação Macaé de Cultura, avenida Rui Barbosa, 780, centro. Às 16h30, terá apresentação dos alunos e professores da “Oficina de Choro”, na Praça das Artes, no Teatro Municipal de Macaé, avenida Rui Barbosa, 780, centro.
À noite, às 19h30, haverá palestra com o músico e pesquisador Paulo Flores – organizador do projeto “Será o Benedito?”, e o lançamento da 1ª caixa de CDs “Bené, o flautista”.