Começa nesta quarta-feira (12) o Festival Cultural Bendito Lacerda, promovido pela OSCIP Usina de Fomento Cultural, com apoio da prefeitura de Macaé, através da Fundação Macaé de Cultura, e da Petrobras. O evento reunirá os amantes do samba e do choro, que durante quase uma semana poderão participar de palestras, oficinas, shows. No encerramento do Festival, no sábado (15), será realizado um grande encontro dos músicos.
Resgatar a identidade cultural da cidade de Macaé através de um evento que homenageará, anualmente, o macaense Bendito Lacerda que completa 105 anos de nascimento em 2008 é o principal objetivo do Festival.
Com previsão de realização anual, os organizadores pretendem firmar Macaé como berço de um dos mais importantes músicos e compositores do Brasil, além de inserir a cidade no roteiro cultural nacional tornando-se referência e pólo aglutinador de músicos e amantes do Choro e Samba, estilos musicais aos quais o compositor dedicou grande parte de sua vida.
A abertura do Festival acontece nesta quarta-feira (12), às 16h, na sede da Sociedade Musical Nova Aurora. Também será palco do festival o Conservatório Macaé de Música, o teatro Municipal de Macaé e a Rua Benedito Lacerda no bairro Pororoca.
Segundo os organizadores a expectativa de público é de cerca de 1,5 mil pessoas das cidades de Cabo Frio até Campos dos Goytacazes. A entrada é franca.
Quem foi Bendito Lacerda
Bendito Lacerda nasceu em Macaé, no dia 14 de março de 1903. Aos 17 anos transferiu-se para o Rio já com algumas noções básicas de música, aprofundando-se nas lições de flauta com Belarmino de Souza, pai do compositor Ciro de Souza. Morava no Estácio, berço de bambas, e em 1922 entrou para a Polícia Militar, onde poderia continuar exercendo a música nas bandas dos batalhões.
Tornou-se solista e deu baixa em 1927, integrando no ano seguinte o grupo regional `Boêmios da Cidade`. Depois de tocar em algumas orquestras de Jazz, resolveu organizar um grupo realmente fiel ao ritmo brasileiro, que foi batizado por `Sinhô` como `Gente do Morro`. O grupo durou pouco, mas foi o embrião de um regional que fez escola, mais caracterizado pelos efeitos dos instrumentos de sopro e de corda que dos de percussão: era o `Conjunto Regional Benedito Lacerda`.
Não podemos deixar de comentar a famosa dupla que formou com Pixinguinha no início da década de 40. Conta-se que Benedito teria pago a hipoteca da casa de Pixinguinha e este, em sinal de gratidão, o teria transformado em parceiro de pérolas como `Sofres por que queres`, `Naquele tempo` e `1x0` ( esta feita muito antes por ocasião do gol de `Friedenreich` no Sul-americano de 19 ). Mas o que importa é destacar os arranjos e contrapontos executados pela dupla, que revolucionaram a instrumentação brasileira e influenciaram até hoje os novos talentos musicais. Morreu no Rio de Janeiro, no dia 16 de fevereiro de 1958, antes de completar 55 anos. (Publicado pela Acari Records).
Confira abaixo a programação:
•Dia: 12/03
16h – Abertura e Exposição biográfico- musical sobre Benedito Lacerda
Local: Sociedade Musical Nova Aurora – Av. Rui Barbosa, 551, Centro
20h - Shows Musicais:
- Grupo Bico da Coruja
- Zé da Velha e Silvério Pontes
Local: Rua Benedito Lacerda – Bairro Pororoca (atrás do M. de Peixe)
•Dia: 13/03
9h - Oficina de Choro com Zé da Velha
Local: Conservatório Macaé de Música Fundação Macaé de Cultura -
Av. Rui Barbosa, 780 Centro
19h30 - Palestra com o músico e pesquisador Paulo Flores – organizador do projeto “Será o Benedito?” e lançamento da 1ª caixa de Cds “Benê, o flautista”
- Show musical Maurício Carrilho Sexteto
Local: Teatro Municipal de Macaé – Av. Rui Barbosa, 780, Centro
•Dia: 14/03
16h30 - Apresentação do Conjunto Vocal “As Seresteiras”, apresentando canções de Benedito Lacerda.
17h - Descerramento da nova placa em homenagem a Benedito Lacerda
19h – Projeto À Céu Aberto Especial – 2 palcos, 105 anos de Benedito Lacerda com quatro shows musicais
Local: Sociedade Musical Nova Aurora – Av. Rui Barbosa, 551 Centro
•Dia: 15/03
9h - Encontro de Grupos de Choro e Samba de Macaé e região
Local: Sociedade Musical Nova Aurora – Av. Rui Barbosa, 551 Centro
* Com FV2 Comunicação