Atividades serão durante 10 dias em Macaé, Campos e Cabo Frio
Depois de oito anos desde o último espetáculo, em 2014, o Festival Cultural Benedicto Lacerda volta a ser realizado, na sua sétima edição este ano, de 17 a 26 de junho, para preservação da memória e obra do músico e compositor macaense com renome internacional em samba e choro. A realização é da associação sem fins lucrativos Usina de Fomento Cultural, através da Lei Federal de incentivo à Cultura, patrocínio da Petrobras, apoio da Prefeitura de Macaé e outros.
Durante os 10 dias do Festival, haverá atividades em três municípios, além de Macaé, também em Campos e em Cabo Frio. Os eventos são gratuitos e, para as oficinas, os interessados em participar precisam se inscrever no site da Usina. Haverá oficinas virtuais e presenciais e, partir de 10 de junho, as videoaulas estarão disponíveis também no site do evento.
Benedicto Lacerda foi flautista, compositor, arranjador, cantor, maestro, saxofonista, diretor musical e líder do conjunto musical Regional. É autor, ainda, de músicas de Carnaval e de festa junina. O encerramento do Festival será um marco dentro do próprio evento com apresentação da Banda Sinfônica Nova Aurora, na sede da Lyra dos Conspiradores, no Centro de Macaé, no dia 26 de junho, às 11h.
O coordenador geral da Usina, o músico Marcos Kuíka, destacou que o projeto Festival Cultural Benedicto Lacerda foi o único contemplado, em 2012, no Estado do Rio de Janeiro, no programa Petrobras Cultural (PPC), na categoria Festivais de Música. Concorreu nacionalmente com outros 157 projetos, sendo que somente 11 foram contemplados em todo o Brasil. O primeiro Festival aconteceu em 2008, depois nos anos seguintes até 2012, e o último foi realizado em 2014.
Kuíka explicou que o incentivo da Lei Rouanet é de 2020 e foi para realizar duas edições do Festival que não aconteceram devido à pandemia.
A Usina informa que os locais dos eventos já possuem ou terão acessibilidade para portadores de necessidades especiais e banheiros adaptados. A programação completa do Festival você confere abaixo e no site da Usina. Lá você também tem acesso à discografia completa de Benedicto Lacerda com mais de 600 músicas.
Vida e obra
Benedicto Lacerda nasceu em 14 de março de 1903 em uma família humilde de Macaé. A paixão pela música começou ainda na infância quando, de forma autodidata, começou a aprender flauta transversa.
Em 1920, muda-se com a mãe para o bairro Estácio, no Rio de Janeiro. Aos 17 anos, chega ao reduto dos bambas e passa a ter lições de flauta com o chorão carioca Belmiro de Souza.Em 1929 cria o grupo “Gente do Morro” com o qual grava cantando sambas e solando choros e valsas à flauta. No ano de 1934 funda o Regional de Benedicto Lacerda, grupo este que gravou com as maiores estrelas da “Era de Ouro” da música brasileira (décadas de 30 e 40).
No ano de 1946 forma dupla com Pixinguinha e realiza uma série se gravações antológicas. A partir do início da década de 50, passa a se dedicar a organizar sociedades arrecadadoras de direito autoral. Benedicto faleceu em 16 de fevereiro de 1958, um domingo de Carnaval, enquanto os foliões de todo o país cantavam pelas ruas um de seus maiores sucessos: “A Jardineira”, composto em 1939 (Retirado do site Usina Org).
Programação:
17 a 26/06
Exposição Biográfica
Cidade Universitária de Macaé; Galeria de Exposições da Secretaria Municipal de Cultura de Macaé (Foyer do Teatro Municipal); e nos locais das apresentações.
17/06
20h
Show musical
Coletivo Choro na Rua convida
Pedro Miranda e Nilze Carvalho
Lyra dos Conspiradores
Rua do Sacramento, nº 63
Centro, Macaé / RJ
18/06
20h
Show musical
Grupo Pé de Pitanga convida
Grupo Galocantô
Casa de Cultura Villa Maria (Uenf)
Rua Baronesa da Lagoa Dourada, nº 234
Centro, Campos dos Goytacazes / RJ
18 a 24/06
Oficinas Musicais
Oficinas Musicais Online (duas videoaulas) e presenciais (uma aula em Campos e uma em Macaé).
Coordenação: Silvério Pontes e maestro Hélio Rodrigues.
Instrutores: Hélio Rodrigues, Maestro Washington, Rui Alvim, Cássio Acioli e Silvério Pontes
Inscrições e informações adicionais: acesse Oficinas no menu do site Usina para mais informações.
24/06
20h
Show musical
Coletivo Santo Samba convida
Marquinhos Diniz para um tributo a Monarco
Apresentando a revelação local Nega Mari
Praça do Teatro Municipal de Cabo Frio
R. Aníbal Amador do Vale, s/n
Algodoal, Cabo Frio/ RJ
25/06
20h
Show musical
Conjunto Choro da Lyra convida
O Choro Delas, com Daniela Spilmann, Sheila Zagury e Clarice Magalhães em "Um tributo aos mestres do Choro com toque feminino"
21h30
Show musical
Grupo Sou Mais Elas
Lyra dos Conspiradores
Rua do Sacramento, nº 63
Centro, Macaé / RJ
26/06
11h
Show musical de Encerramento com a
Banda Sinfônica Nova Aurora
Lyra dos Conspiradores
Rua do Sacramento, nº 63
Centro, Macaé / RJ.