Estudantes da rede municipal de ensino de Macaé estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (13), na Cidade Universitária, para participarem do Festival de Xadrez. A competição faz parte de uma etapa dos Jogos Estudantis das Escolas Municipais (JEEM), idealizado pela Secretaria de Educação.
O coordenador de Educação Esportiva da Superintendência de Educação Integrada, Fernando Gama, ressaltou a importância da prática do xadrez nas escolas do município.
"Temos atualmente 700 crianças em 22 escolas que praticam o esporte pelo menos duas vezes por semana. A nossa meta é que todas as escolas estejam inseridas nesse projeto. Todos aqui são vencedores", pontuou.
O profissional de Educação Física, Ciraldo Júnior, responsável pela disciplina de Xadrez na Escola Municipal Eraldo Mussi, localizada no bairro das Malvinas, conta que, em 2022, eram 12 alunos. Já neste ano, o número de interessados passou para 26 estudantes que praticam o Xadrez.
A estudante Sophia Santos, de 11 anos, da Escola Eraldo Mussi, conta que pratica o esporte desde os 9 anos. "Gosto muito de jogar xadrez, pois me ajuda a me concentrar melhor nos estudos", afirmou.
A estudante Mônica Ferreira Viana, de 10 anos de idade, do Colégio Municipal Coquinho, localizado na Praia Campista, disse que frequenta as aulas do contraturno de Xadrez, há dois anos. "Depois que comecei a praticar o esporte sinto que a minha concentração está melhor, o que me ajuda em outras matérias. E eu só pratico o Xadrez na escola", disse.