logo

Festival do Aipim em Serra da Cruz movimenta região serrana em dezembro

19/11/2022 08:41:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Serra da Cruz está localizada no Trapiche

A região serrana de Macaé se prepara para sediar do dia 2 a 4 de dezembro, o XII Festival do Aipim em Serra da Cruz. O tradicional evento volta a acontecer após intervalo de uma década, prometendo reviver a antiga festa com realização de Ação entre Amigos, shows, pau-de-sebo, aranhada, brinquedos e concurso de pratos típicos.

A Associação dos Produtores Rurais da Serra da Cruz (Aprusc) está à frente da organização do festival e, para isso, conta com apoio da Prefeitura de Macaé. “Nossas expectativas são as melhores para esse retorno", exalta Marianna Gonçalves, que auxilia no suporte das ações para fomentar o sucesso do evento idealizado por seu pai, Sebastião Gonçalves Neto, o Tião da Emater-Rio, produtor da região, atualmente aposentado, e também ativo incentivador.

Na sexta-feira (2), o Festival do Aipim recebe o público a partir das 18h, com abertura das barracas de alimentação e culto ecumênico. No sábado (3), o evento começa na parte da manhã, às 9h, com funcionamento das barracas e dos brinquedos para a criançada. A “Chegada da Aranhada”, - triciclo motorizado muito usado pelos moradores - está marcada para meio-dia, hora de começar a degustar os saborosos pratos já aprovados por quem gosta da comida da roça.

Ainda no sábado, às 14h, o pau-de-sebo ficará disponível para os visitantes que quiserem tentar a sorte de chegar ao topo. Nesse dia, também acontece a Ação entre Amigos e o Leilão. À noite, a animação fica por conta dos shows do Trio Forró da Mata (22h) e de Rita Moreira (24h).

A 12ª edição do Festival do Aipim prossegue no domingo (4), abrindo as barracas às 9h. Para meio-dia está previsto o Concurso de Pratos Típicos, com premiação marcada para às 14h. O show com a cantora Márcia Lima e seus teclados comandará o encerramento do evento.

O Secretário de Turismo, Léo Anderson, ressaltou que o Festival do Aipim incentiva o turismo e é uma estratégia para incrementar o desenvolvimento da região serrana, aquecendo a economia local.


"Os pratos típicos com certeza vão atrair um grande público interessado no turismo cultural gastronômico", comentou, pontuando que o Festival vai trazer um aporte de benefícios econômicos, sociais, ambientais e mecanismos para inclusão.

Serra da Cruz está localizada no Trapiche e se destaca por propriedades rurais onde a agricultura e a pecuária se desenvolvem, estando cercada pela Mata Atlântica, diversas nascentes e cachoeiras.


Fotos Relacionadas