Foto: Lívio Campos
Além do petróleo: Macaé investe na diversificação da economia
A 6º edição do Festival Macaé Cultura e Gastronomia - Sabores do Brasil, que terminou neste domingo (9), reafirmou a sua importância no cenário turístico do Rio. Considerado um dos melhores festivais gastronômicos do interior do estado, o festival reuniu cerca de 40 mil pessoas na orla dos Cavaleiros nos quatro dias do evento. O público pode aproveitar as oficinas de gastronomia com chefs renomados e um cardápio degustação a R$ 20 oferecido pelos restaurantes do Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, além da participação do Polo Gastronômico Macahé Antiga e de um restaurante vegetariano do Sana. Em paralelo, a terceira Ciranda Literária de Macaé (Clim) deu o tom cultural ao evento, assim como as apresentações diárias de música.
Um dos chefs, o boliviano Checo Gonzalez (que tem um restaurante em São Paulo) aproveitou a sua estada em Macaé para visitar o novo Mercado de Peixes e preparar, ali mesmo, um delicioso ceviche que tem como base peixe fresco.
O evento é realizado, anualmente, pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Prefeitura de Macaé e Sebrae, com patrocínio da Difratelli e apoio cultural Sesi/Firjan.
- O evento superou as expectativas de todos, pois além de divulgar os restaurantes, coloca a gastronomia macaense em destaque. Isso é fruto do trabalho que o Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros vem desenvolvendo e que já é destaque nacional apresentado pelo Sebrae como case de sucesso - explica o proprietário do Picanha do Zé I e II, Vitor Campos Neves. O prato oferecido durante o festival foi o Mineirinho Olímpico, composto por Picanha suína grelhada e regada com molho barbecue, acompanhada de Batata doce à moda do Zé e preparada pelo chef José Francisco.
A presença de chefs renomados no espaço Cozinha Show atraiu um grande número de pessoas interessadas em aprender um pouco mais de gastronomia ou saber os segredos de um bom vinho. Passaram pelo local, os chefs Thomas Troisgros (filho de Claude Troigros), o italiano Massimo Torrezan (Fratelli restaurante), Checho Gonzales (Comedoria Gonzalez), Jimmy McMannis (o ogro do programa da Ana Maria Braga), Antonio Carlos dos Santos (Bar do Momo, eleito o melhor pé sujo do Rio pela Veja Rio), além de oficinas infantis. O jornalista e consultor de vinhos Alexandre Lalas também marcou presença.
André Neves, do Estação da Praia, também pontua que o evento superou todas as expectativas. "Muitos restaurantes venderam mais do que nos anos anteriores, por conta do movimento ter sido mais distribuído. Para nós o movimento foi bom, nosso 'Descoberto à mineira', preparado com Filezinho de porco com molho de ossobuco, acompanhado de purê de aipim e molho teriaki de abacaxi e preparado pelo chef Ricardo Furtado (o Russo), fez sucesso. Vendemos umas 1.900 cumbucas, o que é bom para quatro dias de festival", pontuou.