Festival Viva Cultura: um evento misto para todos

04/12/2013 17:41:00 - Jornalista: Marilene Carvalho

Foto: Ana Chaffin

O evento foi encerrado com o show de Toquinho.

Realizado pela Prefeitura Municipal via Fundação Macaé de Cultura (FMC), o Festival Viva Cultura reuniu durante todo o mês de novembro variadas vertentes artísticas e culturais. A maior parte das atividades ficou centralizada na Praça Washington Luiz, mas o Festival também esteve presente nos bairros da periferia e na região serrana do município, dando ênfase às expressões locais.

O Festival teve atrações como a peça ‘Comédia em preto e Branco’ do humorista macaense Marcelo Marrom. A abertura trouxe também o teatro para a cena com a peça ‘Os Mamutes’, patrocinada pela Petrobras, que apresentou também o o Coral da Bacia de Campos. O dramaturgo Nelson Rodrigues foi homenageado com a programação do Viva Cultura através da peça Três Vezes Nelson, levado ao palco por um grupo local.

O evento foi marcado ainda pelo ineditismo com a realização do I Festival de Cultura Nordestina, no Lagomar, levando aos moradores de um dos maiores bairros de Macaé o show de forró do grupo Falamansa. Dessa maneira foi contemplado e prestigiado o grande número de nordestinos que vive na cidade, oferecendo a eles a oportunidade de mostrar o genuíno artesanato e a gastronomia regional do Nordeste.

Encerrando o Festival com chave de ouro, na noite de sábado (30), o show de Toquinho apresentou ao público uma homenagem a Vinicius de Moraes, pelo centenário do poeta e compositor. No dia primeiro de dezembro, a Escola Municipal de Dança mostrou o desempenho de seus 1.200 alunos, no ano de 2013, contando através de diversas coreografias a história dos 200 anos de Macaé. "De Princesinha do Atlântico à Rainha do Petróleo" foi o tema escolhido pelos professores, e com um bailado através do tempo ilustraram passagens do crescimento da cidade.

A agenda ampliada para comemorar o Dia Nacional da Cultura, durante um mês inteiro, abriu espaço também à literatura, ao cinema, artes plásticas e ao artesanato, além de proporcionar a oportunidade para que fosse realizado o I Fórum de Cultura, em praça pública, e ainda o Encontro dos Delegados do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão do Estado do Rio de Janeiro (SATED-RJ), pela primeira vez em Macaé.

– No Viva Cultura fomentamos todas as vertentes culturais, promovendo entretenimento, discutindo políticas pública e cultural, valorizando artistas locais e trazendo referências nacionais. E ainda oferecendo oficinas e workshops, totalizando mais de 35 atividades e atrações em apenas 25 dias –, avaliou o presidente da Fundação, Juliano Tannus da Fonseca. Para 2014, a FMC está planejando mais eventos ao longo do ano, além da reedição do Festival Viva Cultura em novembro.