Numa realização da Corpus In Scena, o Teatro Municipal de Macaé apresenta, neste sábado (23) e domingo (24), às 20h30, o espetáculo ‘Decameron – A comédia do sexo’. A direção e adaptação são de Vivaldo Franco. No elenco estão os atores Adilson Lopes, Armindha Freire, Rennan Magalhães e Verônica Areas. Os ingressos já são vendidos na bilheteria a R$ 30 (inteira) e a R$ 15 (meia entrada). Censura 14 anos.
Na montagem atual de ‘Decameron’ se manteve a linguagem narrativa e popular característica da Comédia Del’Art , priorizando uma adaptação cênica mais brasileira. O cenário é versátil, simbolizando a carroça de uma trupe mambembe, que se transforma em vários ambientes necessários à narração. Foram selecionados dois contos ou novelas que pretendem dar ao público uma ideia clara do universo do autor e de sua obra dramática.
O Decameron foi escrito por Giovanni Boccaccio, em 1350, em plena peste negra que assolava a Europa. Na obra original há dez personagens que, fugindo da peste, refugiam-se em um castelo, onde nada havia para fazer para passar as horas. Como teriam que permanecer ali por um longo tempo até que a peste se dissipasse, cada personagem se encarrega de contar uma história diferente a cada dia por dez dias consecutivos.
Sinopse - O espetáculo é uma comédia composta por duas novelas do escritor franco-italiano Giovanni Boccaccio (1313-1375), selecionadas do romance ‘Decameron’. A história narra a viagem de uma trupe de teatro da Comédia Del'Art que fugindo da peste em pleno 1348, acampa próximo aos vilarejos de uma Itália Medieval para encenar suas histórias de amor e sexo.
A primeira novela conta a história de uma mulher jovem e fogosa que, negligenciada pelo marido muito mais velho do que ela e que tem como amante o seu sócio, procura em um cigano andaluz uma "companhia" para sua solidão. Na segunda novela temos a história de Ciutaza, mulher ciumenta e perspicaz que, vendo-se cortejada por um criado apaixonado, arquiteta um plano para fazer dele seu amante sem perder a proteção do marido, um rico comerciante.