Financeiras na mira da secretaria de Defesa do Consumidor

26/09/2006 15:53:51 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Propagandas fantasiosas veiculadas pela mídia estão na mira da secretaria de
Defesa do Consumidor /Procon–Macaé. O alerta do órgão está relacionado aos empréstimos cujas propagandas induzem o consumidor a contratar o serviço. O secretário titular da pasta, Eraldo Sant’Ana, lembra que muitas propagandas oferecem facilidades excessivas que ocultam armadilhas que não são percebidas pelo consumidor.

Sant’Ana explica que é comum o consumidor movido pela euforia e pelas facilidades aceitar as condições oferecidas pelas financeiras. “É bom o consumidor avaliar os impactos que o empréstimo vai ter sobre seu orçamento”, orienta o secretário.

O secretário conta um caso registrado no Procon de Macaé, em que o consumidor iludido por um anúncio de uma financeira instalada em Minas Gerais que oferecia empréstimo de R$ 10 mil para ser pago em até 24 meses. No entanto, relata Sant’Ana, o consumidor era obrigado a fazer um deposito de R$ 500 para que o dinheiro do empréstimo fosse liberado.

De acordo com Sant’Ana casos como esses acontecem diariamente, colocando o consumidor em situação delicada na hora de honrar com o pagamento. Segundo ele, há instituições que oferecem empréstimos a consumidores que já estão comprometidos com outros produtos da empresa e, mesmo assim, ainda conseguem fazer mais contratações. “Isso demonstra a má fé da empresa com o consumidor”, ressalta. É importante, diz o secretário, fazer uma análise antes de contratar qualquer empréstimo. “Seja prudente, não se deixe levar pela euforia”, solicita.

Sant’Ana diz que algumas advertências estão sendo feitas junto às financeiras que têm induzido o consumidor ao erro. “Isso é comprovado quando o caso é notificado no Procon e em caso de reincidências das financeiras”, constata o secretário. Segundo ele, é solicitado às financeiras que tenham responsabilidade, além de alertar que o consumidor induzido ao erro pode incorrer em inadimplência.