A secretaria de Meio Ambiente (Semma) de Macaé está intensificando ações de fiscalização no município com o objetivo de coibir desmatamentos, construções em faixas marginais de rio, invasões e despejo de resíduos de obras em local inadequado. O setor de fiscalização da Semma recebe em média cinco denúncias diárias, principalmente nessas áreas.
- A prefeitura de Macaé, através da secretaria de Meio Ambiente, mantém uma equipe de fiscais que atua diariamente, agindo na sede do município e na região serrana, para evitar atividades que venham a prejudicar o eco-sistema e a qualidade de vida da população, destacou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo.
Além das denúncias, os seis fiscais do Meio Ambiente fazem duas rondas diárias em diversos pontos do município.
- Nossa intenção é evitar que áreas de Mata Atlântica sofram desmatamento. Quando recebemos denúncias, ou detectamos algo errado através da ronda que realizamos de manhã e à tarde, agimos rapidamente para coibir qualquer tipo de atividade irregular, declara o coordenador de fiscalização da Semma, Fernando Barreto.
No início desse mês, a equipe de meio ambiente da Guarda Municipal de Macaé detectou um desmatamento e invasão no loteamento do Vale Encantado, na zona Sul da cidade, no final da rua Jequitibá. A equipe de fiscais da Semma foi acionada e ao chegar ao local, encontrou desmatamento em uma área de mata fechada e a construção de um barraco de madeira.
- Retiramos o arame farpado que já cercava a área e derrubamos o barraco. Vale lembrar que é uma área particular e o próprio dono é que deve vigiar sua propriedade. Os veículos que despejam resíduos de obras em locais inadequados, são apreendidos também durante as operações de ronda da Semma. Esses veículos são encaminhados ao depósito da Guarda Municipal, destaca Fernando Barreto.
Além dessas denúncias, o setor de fiscalização da secretaria recebe diversos tipos de animais, principalmente pássaros silvestres.
- Várias pessoas entregam animais silvestres ou fazem a denúncias para nós. A maior parte é de pássaros silvestres, como o socó, atobá, e até coruja. Essa semana também resgatamos quatro filhotes de gambá no centro de Macaé. Eles foram encaminhados ao veterinário e ao biólogo da secretaria para avaliação e posterior soltura em seus habitats naturais, informou Fernando Barreto.