logo

Fiscais do meio ambiente resgatam pingüim

07/07/2006 15:57:39 - Jornalista: Simone Noronha

Fiscais da secretaria de Meio Ambiente de Macaé soltaram de volta ao mar, nesta sexta-feira (07), um pingüim, encontrado por um pescador nas proximidades da Ilha de Sant’Anna depois de ficar preso em uma rede. O animal foi levado para a sede da secretaria, na praça Veríssimo de Mello, onde foi tratado. O pingüim estava com hiportemia, e após se alimentar e se recuperar, foi devolvido ao seu habitat.

Pesando cerca de dois quilos, o pingüim recebeu dos fiscais o apelido de Felipão. “Ele tem garra, como o técnico Luiz Felipe Scolari”, disse o chefe da Fiscalização de Meio Ambiente, Fernando Barreto. De acordo com ele, nesta época do ano, o aparecimento de pingüins na costa do Estado do Rio é comum. Todos são da espécie Pingüim-de-Magalhães. Em rota migratória, eles vêm da Argentina e geralmente são animais que se perderam de seu bando.

Quem encontrar um pingüim na praia ou em alto mar não deve colocá-lo no gelo. Geralmente, os animais que ficam para trás do bando estão sofrendo de hiportemia – temperatura baixa – e muito cansaço. O Pingüim-de-Magalhães vive nas praias de areia e pedras do Uruguai, Argentina e Chile. Ele está adaptado a temperaturas entre 7° e 30°C. “O animal deve ser aquecido e trazido para a sede da secretaria. Daqui, vamos recuperá-lo para soltar na natureza. Se ele estiver muito debilitado, vamos encaminhá-lo a um zoológico”, comentou Fernando. A secretaria de Meio Ambiente fica em frente à praça Veríssimo de Mello, no Centro da cidade.