logo

Fiscalização ambiental aperta o cerco contra esgoto a céu aberto

01/09/2009 11:47:17 - Jornalista: Lourdes Acosta

Foto: Divulgação

A equipe constatou que dejetos estavam sendo jogados na Rua Punta Del Leste, uma transversal à Avenida Atlântica

Termina nesta quarta-feira (2), o prazo para que um morador do bairro Cavaleiros faça a limpeza na fossa de sua propriedade que estava escoando esgoto in natura a céu aberto.O flagrante foi realizado durante uma vistoria, por fiscais ambientais da prefeitura, numa operação conjunta das secretarias de Meio Ambiente e Urbanismo (Semmaurb) e de Serviços Públicos (Semusp), no último final de semana. A equipe constatou que dejetos estavam sendo jogados na Rua Punta Del Leste, uma transversal à Avenida Atlântica, principal artéria da orla sul de Macaé.

Segundo Ronaldo Lima, coordenador de fiscalização da Semmaurb, o proprietário foi intimado a proceder a limpeza na fossa que se encontrava transbordando e despejando os resíduos para o passeio público.

- Nós intimamos e notificamos o morador, dando um prazo de 48h para ele esvaziar a sentina de sua propriedade. O prazo se encerrou nesta terça-feira (1º.). Nossa equipe de fiscais vai retornar ao local nesta quarta, para inspecionar. Caso o responsável não tenha cumprido a intimação, ele poderá responder processo por crime ambiental – disse.

Lima conta que o flagrante foi constatado quando os fiscais faziam monitoramento no logradouro, baseados numa denúncia de uma moradora numa rádio local, sobre a existência de irregularidades sanitárias. “No prédio de número 85, apontado pela denúncia só encontramos água servida empossada na rua e oriunda do serviço de limpeza diária. Entretanto, esse prédio já tinha sido notificado a apresentar a planta de esgotamento sanitário e está dentro do prazo estipulado pela fiscalização”, disse.

De acordo com o secretário interino da Semmaurb, Hélio de Almeida, a operação de fiscalização ambiental vai continuar e faz parte do Programa “Esgoto Zero”, na orla de Macaé. “Vamos dar continuidade com o objetivo de preservar o meio ambiente da poluição. Nosso trabalho visa proteger não só a orla, mas todo o ambiente da cidade. A prefeitura tem trabalhado na preservação e orientado os novos empreendedores sobre a necessidade da construção do sistema de esgotamento sanitário adequado, visando evitar danos ao meio ambiente”.