logo

Fiscalização Ambiental liberta pássaros de cativeiro

09/06/2005 18:42:34 - Jornalista: Marilene Carvalho

Graças a uma denúncia anômima feita à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), a equipe do setor de Fiscalização e Controle Ambiental conseguiu libertar nesta quinta-feira, 18 pássaros em condições de cativeiro, sem a permissão do Ibama. As aves foram encontradas engaioladas em duas casas nos bairros São José do Barreto e Parque Aeroporto. A operação contou com o apoio da Guarda Ambiental de Macaé.

Na Secretaria de Meio Ambiente, para onde foram conduzidos, os pássaros foram submetidos à avaliação médica de um veterinário. Os que estavam em boas condições de saúde serão reintroduzidos em seus habitats, e os que apresentaram alguma debilitação serão tratados antes de serem devolvidos à natureza. De acordo com o coordenador da equipe de Fiscalização Ambiental, Fernando Barreto, algumas das espécies apreendidas são de origem da Mata Atlântica, outras de áreas de restinga, como o sabiá-da-praia, ameaçado de extinção.

Para manter os pássaros em gaiolas, é necessário que o criador tenha a nota fiscal do fornecedor licenciado pelo Ibama. Na relação de pássaros resgatados pela Seema estavam nove coleiros (papa-capim), três sabiás-da-praia, um sabiá laranjeiro, dois sanhaçú e três trinca-ferros, este último ameaçado de extinção no estado.