A Secretaria Municipal de Educação (Semed) concluiu, na última semana, a revisão das rotas de transporte escolar de toda a região serrana de Macaé. O trabalho conta com uma equipe de quatro fiscais cedidos pela Secretaria de Mobilidade Urbana, que vêm garantindo o cumprimento do serviço prestado pela prefeitura. A partir desta semana, o trabalho será estendido à zona urbana do município e, em abril, a fiscalização será efetiva na serra.
O setor de Transporte Escolar da Educação alerta aos fornecedores desse serviço na região serrana que o prazo para vistoria do veículo pela Secretaria de Mobilidade Urbana, iniciado no último0 dia 16, termina na quinta-feira (31). A partir desse período, os fiscais da Semed que atualmente atendem à região serrana poderão multar e apreender os veículos que não estiverem com o selo da vistoria. Esse procedimento garante a segurança do estudante transportado.
Além de cobrarem a vistoria, os fiscais verificam se as rotas estão sendo cumpridas de maneira adequada para o melhor atendimento da população. O transporte gratuito ao estudante é oferecido por meio da parceria entre a Secretaria de Mobilidade Urbana e a Secretaria Municipal de Educação, que atende às rotas não cobertas pelo Sistema Integrado de Transporte (SIT), fiscalizado pela Mobilidade Urbana. Compete à Educação a oferta e a fiscalização às áreas urbanas de difícil acesso e à zona rural.
A Secretaria de Educação conta com cerca de 160 Kombis, 28 ônibus suplementares aos do SIT, além de microônibus e vans. Encerrada essa etapa na região serrana, que teve início em fevereiro, o trabalho se estenderá as áreas urbanas.
- Com a revisão das rotas atendidas pela Semed e com fiscalização sobre o selo da Mobilidade Urbana pretendemos dar mais segurança a todos os alunos e oferecer um melhor serviço, de acordo com a obrigação do município, destaca o coordenador de Transporte da Secretaria Municipal de Educação, Renato Pagano.
Ele informa ainda que a Central de Gratuidade, que funciona atrás do Centro de Treinamento (CT) Macaé, no Centro, recebeu na quinta-feira (16) um lote de cerca de 600 cartões da bilhetagem eletrônica escolar, disponibilizados pela Secretaria de Mobilidade Urbana. Os cartões devem ser retirados nesse local pelos responsáveis pelos estudantes.
O coordenador de Fiscalização de Transporte da Semed, Djalma Almeida Neto, diz que o trabalho dos fiscais é acompanhando em reuniões semanais e conta com a colaboração da direção das escolas. Ele ressalta que, nesta semana, será iniciado o período de informe aos motoristas sobre o prazo para aquisição do selo da Secretaria de Mobilidade Urbana. “Nosso objetivo é que os motoristas cumpram as rotas estabelecidas para melhor atender à população”, destaca.
Todas as informações sobre transporte escolar, tanto o atendimento pelo Sistema Integrado de Transporte, quanto pelos veículos contratados pela Semed, estão sendo agrupadas em um banco único de informações para melhoria do atendimento.