Foto: Divulgação
Esse ano, já foram removidas 639 motocicletas para o Depósito Público
Com operações rotineiras de fiscalização de trânsito, diurnas e noturnas, na cidade e na serra, a Prefeitura de Macaé reduziu consideravelmente os índices de segurança pública do município. As ações da Coordenadoria de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, em parceria com o 32º Batalhão de Polícia Militar, já removeram para o Depósito Público 639 motocicletas desde janeiro desse ano.
Durante as ações, os agentes de trânsito fiscalizam o condutor e os veículos em relação ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já os policiais militares fazem possíveis buscas pessoais e verificam ilícitos. As operações já resultaram em várias motocicletas com adulteração de placas, onde o condutor foi conduzido à 123º Delegacia de Polícia Civil. A Lei nº 14.562, de 26 de abril de 2023, criminaliza a conduta de quem adulterar o sinal identificador de veículos não considerados automotores, como reboques e semirreboques.
Além disso, vários condutores tiveram as motocicletas removidas por estarem conduzindo o veículo sem placa, habilitação ou itens obrigatórios de segurança.
“Desde o início da gestão do prefeito Welberth Rezende estamos realizando operações para melhorar a segurança viária e a segurança pública, combatendo os rolezinhos, rachas e sons automotivos que perturbam o sossego da população. A parceria com o 32º BPM tem tido resultado bastante positiva e fundamental para esses bons resultados”, explica o diretor da Coordenadoria de Trânsito da Mobilidade Urbana, Fabiano Lima.
“A fiscalização reprime todas essas irregularidades. Um condutor sem habilitação ou com o veículo atrasado na documentação, coloca em risco a vida dele e das outras pessoas. Preservar a segurança viária e, em paralelo, a segurança pública, melhoram as condições de circulação para a população no município”, pontua o coordenador Operacional de Trânsito, Sérgio Lopes.