Todas as atividades culturais promovidas pela Fundação Macaé de Cultura (FMC) estarão concentradas em um único local. Com a mudança da Secretaria de Educação para um novo prédio, a partir de fevereiro, o Centro Macaé de Cultura será inteiramente ocupado pela Fundação. “Só teremos a ganhar com esta mudança. Agora, Macaé terá um verdadeiro pólo cultural. Esse é um antigo sonho de todos nós que atuamos no movimento cultural da cidade”, disse a presidente da FMC, Ivana Mussi.
Com a mudança, a Escola Municipal de Artes Maria José Guedes, incluindo o conservatório e seus mais de 200 alunos e os 112 alunos de teatro, serão instalados no prédio. Além disso, está o Centro Macaé de Cultura vai abrigar também o Núcleo de Dança, que concederá a seus alunos diplomas emitidos pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). O Núcleo vai oferecer curso técnico, enfocando a dança clássica e contemporânea.
Hoje no Centro Macaé de Cultura funcionam a Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto e o Teatro Municipal de Macaé, além da parte administrativa da Fundação.
Projetos - A partir do dia 12 de dezembro, a Fundação Macaé de Cultura realizará diversos eventos na Praça Washington Luiz. Neles atuarão a Cia Art Luz de Dança e Teatro, o Conservatório Macaé de Música e a Ecotrupe.
Para 2006, há muitos projetos culturais a serem realizados baseados no I Fórum Informal de Cultura, que reuniu no último mês de setembro toda a classe artística. “Haverá lançamento de livros e o edital de convocação de artistas e poetas macaenses para a execução do projeto “Viajando na Leitura”, conta Ivana.
Segundo Ivana, o projeto prevê que poemas de autores consagrados como Camões, Drummond, Fernando Pessoa e outros e trabalhos poéticos de macaenses sejam colocados na parte traseira de todos os bancos dos ônibus urbanos. Assim, todos os passageiros teriam a oportunidade de “viajar” na leitura. “Dessa maneira haverá incentivo para ler e disseminação do amor e do prazer pela leitura”, garante Ivana Mussi.