O projeto Roda Viva da Cultura, da Fundação Macaé de Cultura, estréia no próximo dia 28, na praça principal do bairro Parque Aeroporto. As atividades gratuitas, para toda família - “oficina brincante”, música instrumental e show de variedades - acontecerão de 10h às 17h, aos domingos. O Roda Viva percorrerá este ano seis bairros-pólo, levando cultura e entretenimento a praças públicas, terminais rodoviários, colégios e praias de Macaé.
O objetivo do projeto é fazer eventos fora do Centro Macaé de Cultura, atingindo, desta forma, um maior número de pessoas. Os shows alternativos, com características lúdicas e circenses, têm como público alvo as famílias macaenses. Até o final deste ano, o projeto será realizado em seis bairros estratégicos, que atraem moradores de outros circunvizinhos: dia 28 na praça principal do Parque Aeroporto; em 04 de novembro no terminal rodoviário do bairro Barra de Macaé; dia 11 no Ciep da Aroeira; dia 18 na praça da Igreja Santo Antônio, no bairro Visconde de Araújo; dia 25 no estacionamento da Petrobras, no bairro Imbetiba, e em 02 de dezembro na praia dos Cavaleiros.
A programação deste ano será: às 10h, oficina “Roda dos Brincantes Festeiros”, com Juliana Manhães; às 14h, apresentação de música instrumental com a banda “2º Set” e as 16h, o show “Pulitrica vai a Praça”, com Valdevinos de Oliveira. Na “Roda dos Brincantes Festeiros”, Juliana interage com as crianças, conta histórias, canta, dança e toca instrumentos. À tarde, a banda “2º Set”, do músico Marcelo Pereira, professor de bateria do Conservatório Macaé de Música, apresentará um show de raiz, com maracatu, jongo entre outros ritmos. Para finalizar, Valdevino de Oliveira, em seu espetáculo com características circenses e de humor mostrará novas possibilidades de se fazer arte popular.
No próximo ano, de fevereiro a dezembro, artistas macaenses farão arte no Roda Viva da Cultura. “A cultura deve ser descentralizada para que chegue realmente a todos. Pretendemos também uma valorização dos professores e alunos da Escola de Arte Maria José Guedes, do Coral da Cidade de Macaé, do Centro Integrado de Estudos do Movimento Hip Hop (CiemH2), da Biblioteca Pública Municipal Dr. Télio Barreto, que desenvolve o projeto literário Trelelê e de artistas do município”, disse a presidente da Fundação Macaé de Cultura, Conceição de Maria. Projetos patrocinados pela Petrobrás como o Canto Encanto, Bem Me Quer e o Afro Lata, além de oficinas de arte elaborada a partir de material reciclado, também integrarão o Roda Viva 2008.