A Fundação Macaé de Cultura, por meio do Conservatório Macaé de Música da Escola de Artes Maria José Guedes e em parceria com o Catalunya em Missão, iniciou esta semana o projeto “Oficina Bate-Latas de Musicalização”, na unidade “Morro de Santana” da Ong. O projeto, que atenderá a crianças e jovens entre 8 e 20 anos, utilizará a música como instrumento de inclusão social e fará de materiais reciclados importantes recursos.
A ação dos alunos do Bate-Latas começa na coleta de material para a confecção dos instrumentos musicais e sua elaboração, passando pelo aprendizado musical, até as apresentações. As aulas serão ministradas pelo instrutor Marcelo Pereira, do Conservatório Macaé de Música-CMM, e pelo assistente, Eduardo Bruno. “A oficina visa despertar o interesse desses jovens pela música e, ao mesmo, tempo apresentar alternativas edificantes de crescimento pessoal e coletivo”, explica Lúcio Duval, coordenador do CMM.
O objetivo do projeto é oferecer alternativas de ocupação para os jovens da comunidade envolvida; estimular a criatividade e as habilidades manuais através da construção e manutenção dos instrumentos; despertar o interesse dos jovens da comunidade pela música e realizar apresentações na comunidade e fora dela. O grupo já tem uma apresentação marcada para 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, em frente ao Teatro Municipal de Macaé.
Ainda há vagas para crianças e jovens da comunidade do Morro de Santana. O projeto pretende atender até 20 alunos. As aulas acontecem de 15h às 16h30, as terças e sextas-feiras. A Ong Catalunya em Missão foi fundada em 1991, pelo Padre Pedro e o pelo vereador Maxwell Vaz e conta também com um pólo no bairro Botafogo e outro no bairro Fronteira. A Ong é de comprovada atuação em projetos sociais e atendimento a comunidades carentes. O projeto, de relevante interesse social, também é apoiado pela Sond Music.