A terceira edição da Semana Macaé Empreendedora, que será realizada até dia 21 de novembro em pontos descentralizados da cidade, começou nesta segunda-feira (17) no Macaé Airport (Zurich) Parque Aeroporto. O vice-prefeito Dr Fabiano fez a abertura do evento. Também compuseram a mesa de abertura o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna; o coordenador regional do Sebrae, Guilherme Reche; a gerente de Aeroportos, Daniele Stefanini e a chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali.
Durante o discurso, o vice-prefeito destacou o papel do poder público na promoção de um ambiente favorável ao empreendedorismo.
“O governo trabalha para o desenvolvimento econômico da cidade. Como o prefeito Welberth enfatiza, esse trabalho é construído coletivamente”, afirmou, ressaltando ainda a perspectiva positiva para a geração de empregos em Macaé.
Dr. Fabiano também frisou a importância da moeda Macaíba e do Cartão Educação, que movimentam milhões de reais na economia local todos os anos.
“Com quase 30 mil empresas — sendo 15 mil delas MEIs — esse desenvolvimento só acontece graças ao amor de vocês por Macaé. Nosso objetivo é justamente esse: impactar positivamente a vida das pessoas”, disse.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna, salientou a importância do passo a passo para o empreendedor consolidar seu negócio e do bom momento que Macaé vive.
“Mais um grande ativo foi descoberto na Bacia de Campos, o que mostra que ainda tem muito a acontecer a partir do reinvestimento que já está acontecendo e do cenário de gás que estamos vivendo”, expôs, lembrando também da Equinor, que desenvolve o Projeto Raia, um investimento de cerca de US$ 9 bilhões para a produção de cerca de 16 milhões de metros cúbicos de gás no megacampo B-MC-33.
O coordenador regional do Sebrae/RJ, Guilherme Reche, expressou a diversificação do evento:
“O evento é estruturado com programação alternada em cada dia, seja para jovens; mulheres; com rodada de negócios para empresários.Temos a certeza de que ações como essa fortalecem o ambiente que estamos inseridos”, classificou, acrescentando que a agenda da semana une todos os ativos que focam no desenvolvimento do município.
A vocação offshore de Macaé foi pontuada pela gerente de Aeroportos, Daniele Stefanini. “Empreendedores podem trazer seus negócios para o aeroporto”, exaltou.
A chefe de Gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mariana Previtali, analisou que a Macaé Empreendedora surgiu para estimular novos empreendedores que acreditam na cidade.
"Temos muitos apoiadores e nesta edição de hoje, viemos contar mais histórias com jovens três empresários da cidade”, disse Mariana, que deu boas-vindas ao público e esmiuçou toda a programação até dia 21.
Participaram da abertura diversos presidentes de instituições empresariais, secretários e empreendedores em geral.
Painel reúne trajetórias de destaque no empreendedorismo macaense
Após a abertura, foi promovido o painel Macaé Empreendedora com Thiago Lopes da American Insight; Ester Vilela - Minas Pão e Fillol - Estética Automotiva.
Thiago Lopes fundou em 2013 a American Insight, que conta com 16 franquias pelo Brasil, Great Place to Work 2018 e 2020, uma rede disruptiva de escolas de Inglês (edtechs) utilizando técnicas de gestão renomadas como ISO 9001, ODS e OKRs, machine learning, inteligência artificial e realidade virtual.
Thiago Lopes explicou que viu no vigor econômico de Macaé a oportunidade do investimento em inglês. “Apenas 3% da população brasileira fala inglês e as empresas têm essa necessidade do inglês”, constatou.
Ester Vilela fundou a Minas Pão, fábrica de pães de alho gourmet. Hoje, após 14 anos de trajetória, a marca se consolida no mercado com forte presença em todo o Estado do Rio de Janeiro, em plena expansão e com planos de atuação nacional.
Ester abordou a qualidade dos seus produtos, o diferencial de criar uma linha gourmet, de estar sempre focada em inovação, em diminuir custo para entregar o melhor produto para o cliente e as dificuldades de logística refrigerada. “Gosto de mostrar que a empresa não só multiplica, mas compartilha, que valoriza as pessoas que trabalham lá”, comentou.
Ela acrescentou que “o empreendedorismo não é difícil só para quem está começando, é difícil para quem já está em uma estrada, que o segredo é trabalhar, persistir e persistir. De novo. Muitas vezes as pessoas criam uma imagem de que para uns é fácil, para outros é difícil. Só que na verdade não é”, complementou.
Há 12 anos no ramo da Estética Automotiva, Fillol transformou um simples hobby em um negócio de sucesso. Tudo começou na garagem de casa, enquanto ainda trabalhava embarcado em empresas offshore. Decidido a se profissionalizar, foi a São Paulo, onde realizou diversos cursos na área. De volta a Macaé, iniciou o trabalho na garagem da mãe, no bairro Nova Holanda — e, com dedicação e qualidade, tornou-se uma referência na estética automotiva da região.
“O principal ponto é não desacreditar. Porque desafios vão ter muitos. Macaé sempre foi uma cidade de muitas oportunidades. Muita gente tem um sonho de empreender, mas tem medo. Vale a pena correr atrás do sonho, às vezes sair do famoso CLT e entrar no empreendimento”, enalteceu.
Os mediadores da noite foram Fábio Santos e Silvia Andréa Carvalho Romão.
Comportamento empreendedor é chave para o sucesso, enfatiza Alex Nogueira em palestra master
A palestra master “Habilidade Empreendedora”, conduzida por Alex Nogueira, analista do Sebrae RJ, encerrou a programação do primeiro dia da Semana Macaé Empreendedora. O especialista explicou que seu objetivo, como palestrante e multiplicador de conhecimento, é provocar nos participantes uma reflexão sobre seus próprios comportamentos. Segundo ele, muitos empreendedores dominam a teoria, mas enfrentam dificuldades na prática. “Aquele que sabe, mas não coloca em prática, não sabe”, assegurou, apontando que o grande desafio atual é transformar conhecimento em ação.
Alex mencionou que o comportamento empreendedor — a capacidade de agir, testar e se posicionar — é decisivo para ampliar as chances de sucesso. Para ele, externalizar atitudes e colocar em prática o que se aprende são passos essenciais para que o mercado perceba o valor do profissional. “Quando você melhora o comportamento, automaticamente aumenta sua probabilidade de sucesso e de ser visto empreendendo”, enumerou.
Durante a palestra, o analista também abordou o conceito de intraempreendedorismo, esclarecendo que empreender não se limita à abertura de um CNPJ. Ele informou que muitas pessoas não desejam assumir o risco de um negócio próprio, e isso deve ser respeitado. Ainda assim, esses profissionais precisam desenvolver a postura de donos dentro das empresas onde trabalham. “É empreender para si, na condição de colaborador, com o mesmo comportamento de quem lidera um negócio”, concluiu.
A Macaé Empreendedora 2025 é uma realização da Prefeitura de Macaé através das Secretarias de Desenvolvimento Econômico; Executiva de Ensino Superior; Políticas para Mulheres; Cultura, com o Sebrae RJ e a Rede Petro-BC, tendo o apoio de diversas instituições: Acim; CDL; Macaé Cvb; Sinco Macaé; Amacon; Grupo Mulheres do Brasil - Núcleo Macaé; FGV e Vox To You.
Confira o restante da programação:
Dia 18 Hotel Mercure
8h30 às 12 horas: Rodada de Negócios
14 às 17 horas: Seminário de Descomissionamento
18 horas: Painel Macaé Empreendedora
Erica Mendes - Âmbar
Russo - Restaurante do Russo
Helena Maltez - XLife
20 horas: Palestra Master com o empresário Caito Maia, fundador da marca Chilli Beans
Dia 19 - Hotel Dulac Praia do Pecado
17 horas - Momento Sebrae Delas
18 horas - Painel Macaé Empreendedora
Gabriela Legg - Clínica Legg
Kelly Paiva - Mirabolando
Fabiana Cunha - Prisma Soluções Ambientais
19 horas - Palestra FGV - Empreendedorismo Feminino
Mulheres que Transformam Ideias em Resultados: O Poder do Empreender com a especialista da FGV, Solange Pose Garcia
Dia 21 - CriaSana no Sana
17 horas - Painel Macaé Empreendedora Carolina Bianchi e Kézia Siqueira Jaber
18 horas - Oficina de Artesanato
21 horas - Encerramento