Foto: Rui Porto Filho
Foliões aproveitaram a festa até na areia da praia
O Carnaval de Macaé vai além do circuito oficial da Cidade do Samba. Dezesseis localidades também recebem o agito de confetes e serpentinas. Neste domingo (2), diversas bandas da região animaram os foliões dos bairros e distritos da serra. Entre eles, Lagoa, Cavaleiros, Novo Cavaleiros, Imbetiba, Visconde, Aroeira, Barra, Bar do Coco, Aeroporto, Lagomar, Córrego do Ouro, Glicério, Frade, Sana, Bicuda Grande e Bicuda Pequena. A festa continua até terça-feira (4) com uma vasta programação, organizada pela Prefeitura por meio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur).
A professora Rossana Fiqueiredo da Silva disse que não abre mão de passar o Carnaval em sua terra natal. Ela levou toda família para aproveitar os shows na Imbetiba e afirmou que sempre prestigia os eventos da cidade. "Dei uma passadinha nos Cavaleiros e agora vim com meus netos e nora para cantar e dançar as tradicionais marchinhas. Na última quinta-feira também prestigiei o Baile de Máscaras", disse.
A garotada mostrou que tem samba no pé e não abre mão das fantasias. Heitor, de cinco anos, estava vestido de pirata. Já a sua irmã, de Minie. As roupas eram as mais variadas como havaianas, bailarinas, assim como os super heróis.
O presidente da Fesportur, Antônio Luiz Pinheiro, acrescentou que durante os quatro duas de Carnaval são 18 pontos de shows, mais o desfile oficial. "Com esta proposta evitamos os deslocamentos para outros bairros e concentramos os foliões em pontos estratégicos", frisou.
A vendedora ambulante do Lagomar, Carmem Lúcia Moraes, aprova a iniciativa e espera que o bairro seja contemplado com outros eventos. "Desejamos sempre o melhor para o lugar que moramos e hoje o ponto de encontro dos moradores é aqui no trio elétrico. São pessoas de todas as idades reunidas para se divertir e curtir o Carnaval", disse.
Os shows desta segunda-feira (3) prometem empolgar o público. A Lagoa, por exemplo, terá Lita Lopes, a partir das 20h. No Novo Cavaleiros, haverá som mecânico, às 20h. Já para quem pretende aproveitar a folia na Orla dos Cavaleiros, as opções são: 15h, Balacobaco; 17h, Trupicada; e 21h, Rumo Certo. A programação não para por aí, e um carnaval mais tradicional, que reúne as famílias, acontecerá no bairro Imbetiba, com Banda Caribean, às 17h; e Prata da Casa, às 21h.
Também em clima de folia, o Visconde terá as bandas, Zero 22, às 20h; e Mistura Rica, às 23h. Na Aroeira, às 23h, Afonso Shows; Barra, às 19h, Swing Explosão; Bar do Coco, às 17h, Beto Vale, e Conversaê, às 23h; Aeroporto, Pingos e Gotas, às 21h; Lagomar, às 21h, Pega Nada, e, 0h, Zorra Brasil.
Para quem foi até as cachoeiras para aproveitar o clima da serra, as opções musicais são: Córrego do Ouro, às 21h, banda Tropical, e, 0h, Bira Belo; Glicério, às 20h, Fábio Santana, e, às 23h, Kantaê; Frade, às 20h, Conversa Comigo, e, às 23h, Raiz do Sana; Sana, às 23h, Dom Luiz. No último dia de Carnaval (4), as atrações prosseguem nessas localidades.
Em todos os pontos de folia, a Guarda Municipal disponibilizou um efetivo para apoio à segurança. Agentes da Mobilidade Urbana conduziram e orientaram os motoristas. A Secretaria de Saúde reforçou o atendimento com ambulâncias e UTIs móveis, além de médicos e enfermeiros à disposição. A Defesa Civil, Secretarias de Obras e de Limpeza Pública também apoiaram os eventos. A Polícia Militar e Corpo de Bombeiros estão de plantão no pontos do Carnaval.