logo

Fonoaudiólogos orientam sobre a importância da voz na vida

18/04/2013 14:43:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Maurício Porão

Campanha em alerta ao Dia Mundial da Voz acontece até o final do mês

Mais do que atendimentos de rotina nos serviços de fonoaudiologia da rede de saúde de Macaé, os usuários dessas unidades recebem, durante esta semana, até esta sexta-feira (19), orientações sobre como tornar-se amigo da sua voz e a prevenir doenças vocais com cuidados básicos em cada fase da vida. Os alertas da equipe da prefeitura podem ajudar a identificar sintomas, favorecer o diagnóstico precoce de distúrbios vocais e indicar os melhores caminhos para o tratamento o mais cedo possível.

A campanha acontece em todo o país marcando o Dia Mundial da Voz, 16 de abril. No município, ações devem ocorrer no fim do mês, seguindo recomendações do Departamento de Voz, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia. A rede de saúde de Macaé oferece serviços de fonoaudiologia em várias unidades: Cemeaes de Imbetiba; Núcleo de Saúde Mental; Centro Municipal de Reabilitação, no Miramar; Núcleos de Atendimento à Mulher e à Criança (Nuam), na Barra e Aroeira; Programa de Atenção à Saúde do Idoso; e Centro de Especialidades Dr. Jorge Caldas, no Centro.



Uma das metas da equipe de Gestão da Divisão de Fisioterapia e Reabilitação da prefeitura é que a data seja incluída no calendário oficial de eventos de Macaé a fim de que as pessoas se atentem da importância da voz, do recém-nascido ao idoso.



As dicas para ser amigo da sua voz são: fale sem esforço e articule bem as palavras, mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar, beba dois litros de água diariamente, durma bem, tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas, use vestuário confortável e reduza a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-menstrual.



O que deve ser evitado: falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos, pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas, ingerir leite e derivados, bebidas gasosas e chocolate antes de utilizar a voz continuamente, ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas. Também deve-se ter cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente, ficar atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão e, no caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista.



A campanha tem como tema central “Em todos os ciclos da vida, seja amigo da sua voz”. O Brasil foi pioneiro na iniciativa e a data é comemorada por 14 anos seguidos. A Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia aponta que “desde os primeiros choros e risos do bebê, o som produzido já traz formas distintas de comunicação: dor, cansaço ou satisfação. É uma forma humana de iniciar e manter contato com os outros, de satisfazer suas necessidades e de controlar o seu mundo”.