Força-tarefa atua e condomínio é multado por esgoto na Lagoa

16/12/2022 11:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Trabalho em conjunto foi responsável pela identificação do ponto de origem da irregularidade

Em ação conjunta, coordenada pela Secretaria de Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, após o recebimento de denúncias, a área do canal do Mutum, nas proximidades do trevo da antiga Galope, nas adjacências da linha férrea, recebeu nesta quinta-feira (15) uma vistoria técnica para identificar o ponto de despejo irregular de esgoto sanitário. Estiveram presentes representantes das secretarias de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal, Secretaria de Saneamento, Guarda Ambiental, BRK Ambiental e o Instituto Estadual do Ambiente (Inea Regional).

Na inspeção, foi confirmado o lançamento de esgoto na Lagoa de Imboassica, em função das irregularidades verificadas na Rua D, do condomínio em questão. Com a constatação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente - formada por fiscais e analista ambiental - notificaram o condomínio e autuaram os responsáveis pela prática de crime ambiental. A solicitação é que seja efetivada manutenção da rede de esgoto, garantindo que todo efluente sanitário gerado seja encaminhado à rede pública de esgoto. O prazo para adoção de medidas para cessar o lançamento irregular é de 48 horas.

A inspeção foi realizada após os dejetos serem identificados com a diminuição do nível da Lagoa de Imboassica. Com a utilização de drone, os integrantes das pastas municipais e da BRK Ambiental confirmaram, após a utilização de reagente na ligação de esgoto no Condomínio, que algumas casas do local estão utilizando ligação irregular de esgoto sanitário, mesmo com o espaço possuindo instalação para o encaminhamento direto para rede e elevatória que faz ligação para a ETE Mutum.

Força-tarefa

Para a ação, equipes se reuniram anteriormente na sede da Secretaria Adjunta de Saneamento para traçar o mapeamento dos pontos visitados. Durante a vistoria, o subsecretário de Saneamento, Rodrigo Mariano, destacou que a identificação do trecho, o uso do reagente e a confirmação quase imediata que caracteriza o despejo irregular de esgoto para a Lagoa de Imboassica foram essenciais para a força-tarefa. "Outros desdobramentos serão realizados e novas medidas serão adotadas em prol do Canal do Mutum", pontua.

O secretário de Ambiente, Juninho Luna explicou a ação. ''Após a abertura da Barra da Lagoa, foi possível identificar essa prática irregular. Recebemos a denúncia, constatamos o problema e atuamos para solucionar'', disse o secretário, acrescentando que a fiscalização e ações como essa continuarão.

A analista ambiental, Lívia Xavier, e a fiscal ambiental, Thays Kury, identificaram os pontos vulneráveis. "A notificação foi efetivada e, consequente, a autuação por constatar a prática de crime ambiental", pontuaram. Já o superintendente regional do Inea (Macaé-Rio das Ostras), Gilvan Medeiros, finalizou destacando que a ação conjunta é fundamental para atender os anseios da população. "Toda a vez que a sociedade se sentir lesada, estaremos à disposição. Realizamos o diagnóstico para que sejam efetivadas as providências cabíveis e sanções punitivas conforme a lei. É muito bom ver que a população está atenta às causas do meio ambiente e saneamento", esclareceu.

Também presente, a comandante da Guarda Ambiental, Raquel Giri levou a equipe para assegurar a integridade dos agentes. "A atuação foi efetiva por conta de estarmos em uma área de vegetação densa, que requer apoio e atenção, tendo em vista que está afetando o efluente", ressaltou.

Também estiveram presentes os representantes da BRK Ambiental: Bernardo Melo (coordenador operacional), José Carlos Silva (encarregado de manutenção) e Renato Miranda (gerente operacional), além do fiscal ambiental, Fernando Marcelo e integrante da fiscalização da Secretaria de Saneamento, Henrique Emerick.


Fotos Relacionadas