logo

Força Tarefa combate a dengue no Centro

19/05/2010 16:01:23 - Jornalista: Ana Paula Medeiros - estagiária

A equipe da Força Tarefa contra a dengue esteve nesta quarta-feira (19) com estande montado na Praça Veríssimo de Mello, das 8h às 14h, com cerca de 24 profissionais da Divisão de Educação e Programas em Saúde, do Programa de Homeopatia Municipal e do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). Quinta e sexta-feira (20 e 21) o mutirão da Força Tarefa estará na Praça Washington Luis até às 14h.

A equipe promoveu a distribuição para a população das doses homeopáticas contra a dengue e os agentes de endemias estiveram em todas as residências da Rua Marechal Deodoro explicando quais são os principais sintomas da dengue, aplicando o larvicida e orientando os moradores a como evitar a proliferação do mosquito. O carro fumacê também passará pelas ruas do centro no período da noite fazendo a aplicação do inseticida.

O diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos, explica que quinta-feira toda a equipe da Força Tarefa estará se reunindo às 9h no Conselho Municipal de Saúde para fazer uma avaliação dos trabalhos realizados nos bairros da cidade. “Após as ações de combate a dengue no centro de Macaé, iremos fazer o Levantamento do Índice Rápido (Lira), que é um diagnóstico de tudo o que já foi feito até agora para eliminar o mosquito, após o levantamento, vamos analisar o que deverá ser feito”, explicou Rogério.

A dengue é uma doença que pode matar, por isso, toda população deve ficar atenta aos cuidados dentro de casa, observando alguns detalhes que já eliminam focos de proliferação da larva do Aedes aegypti. E em caso de suspeita de dengue, com sintomas de febre alta, dores de cabeça e no corpo, extremo cansaço, tonturas, manchas vermelhas pelo corpo e vômito procure a emergência médica mais próxima.

Dicas:
- Mantenha a caixa d’água, cisternas, poços e tambores sempre tampados.
- Retire folhas e galhos que possam impedir o escoamento da água pela calha.
- Não deixe que a água da chuva se acumule sobre a laje.
- Lave semanalmente com escova e sabão tanques utilizados para armazenar água.
- Encha de areia os pratinhos de vasos de plantas para evitar o acumulo de água.
- Guarde garrafas e baldes sempre de cabeça para baixo.
- Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira fechada.
- Lave a vasilha de água dos animais, pelo menos uma vez por semana, com bucha e sabão.
- Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana.