logo

Força tarefa no combate a Dengue chega ao bairro Miramar

22/06/2010 13:57:40 - Jornalista: Cristian Kupfer - estagiiário

Foto: Kaná Manhães

A ação no bairro Miramar acontece até quarta-feira (23)

Com objetivo de combater possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Macaé, por meio da secretaria de Saúde e do Centro de Controle Zoonoses (CCZ), realizou nesta terça-feira (22), no bairro Miramar, o combate contra a dengue. A ação no bairro acontece até quarta-feira (23). Na próxima semana (dias 30 de junho e 1º e 2 de julho), a equipe do CCZ vai atuar no centro da cidade nas Praças Veríssimo de Mello e Washington Luis. A força tarefa conta com 30 agentes do CCZ, além das parcerias com diversas secretarias.

A ação começou às 9h e terminou às 14h, na principal praça do bairro Miramar. Cerca de três mil casas receberam a visita dos agentes do CCZ para aplicação de larvicida composta por Diflubenzuron. Enquanto isso, o Programa de Homeopatia Municipal promoveu ações epidemiológicas e de vigilância no bairro com distribuição de complexo homeopático.

De acordo com o supervisor geral do CCZ, Eric Souza, a grande importância da campanha é conscientizar a população dos perigos que a dengue pode trazer para a saúde da família. “Ela pode até matar, por isso, orientamos a população a cuidar da higiene da casa como se fosse a própria higiene pessoal, para não vir afetar a saúde de todos”, disse o supervisor.

Eric explica ainda que é muito importante que os moradores recebam os agentes da equipe do CCZ em suas residências. Os focos do mosquito Aedes aegypti são domésticos e com isso, os agentes estão qualificados para instruir a população.

A agente do CCZ, Sabrina Carvalho, percorreu a Rua José Batista de Matos durante toda a manhã. “Só nesta rua constatamos em três residências várias larvas do mosquito da dengue”, comentou a agente que ressaltou ainda: “o nosso trabalho é vistoriar o quintal, onde presenciamos com frequência água parada. Então o nosso dever é eliminar essas larvas e colher as larvas em um frasco e encaminhar para o laboratório do CCZ”.

- Fiquei surpresa quando a agente encontrou uma larva do mosquito da dengue dentro do balde com água, que é um brinquedo da minha bisneta. Realmente temos que ficar atentos, pois esta doença não brinca, ela mata, alertou a moradora da Rua José Batista de Matos, Juraci Chagas Oliveira, de 73 anos. “Parabéns a saúde do nosso município que tem se preocupado com a população”, concluiu.