Foto: Jaqueline Carvalho
Importância da integração entre os órgãos de diferentes áreas foi destacada
A primeira reunião do ano das forças de segurança que atuam em Macaé foi realizada nesta quarta-feira (30). O encontro, no gabinete do prefeito Welberth Rezende, foi conduzido pelo secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira que reforçou o compromisso do governo municipal em apoiar a integração entre os setores para a construção de um trabalho cada vez mais estratégico e de inteligência.
"As ações não param em nenhum momento, mas, somente agora conseguimos promover um encontro presencial. O objetivo é estarmos cada vez mais próximos, contribuindo para o enfrentamento à violência e à criminalidade. A prefeitura está à disposição para somar para a promoção da segurança pública da nossa cidade", pontuou Alan.
O projeto de videomonitoramento da cidade, a Smart City (Cidade Inteligente), foi destacado pelo secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, Ele frisou que a implantação facilitará a integração, já que a Central de Operações prevê a destinação de espaço para cada uma das divisões de segurança. "Estamos licitando este que, sem dúvida, trará grandes contribuições para o ordenamento de Macaé, não só nos aspectos da Mobilidade, como segurança, educação, defesa civil, entre outros", afirmou.
"É muito importante a gente ter esse entrosamento entre as forças de segurança, as forças armadas e a prefeitura. É uma oportunidade para trocar experiências e verificar pontos de ajuda mútua. A Polícia Federal tem uma presença e cooperação antiga na cidade e o que a gente puder fazer para somar, a gente vai fazer", disse o Delegado de Polícia Federal, Frederico Skora.
Participaram ainda da reunião o delegado substituto da Polícia Federal de Macaé, Ozildo Borges; o subcomandante da Capitania dos Portos, Antônio Lacerda Neto; Major Furtado, do 32º Batalhão de Polícia Militar; o Comandante do 9º Grupamento de Bombeiro Militar (GBM), o tenente-coronel Marcos Neiva e o Delegado de Polícia Civil da 123ª DP de Macaé, Márcio Caldas.