Os profissionais que fazem parte do Curso de Formação Continuada do Programa “Escola Ativa” se reúnem, no dia 7 de dezembro, para o encerramento das atividades deste ano letivo. O último encontro do ano vai acontecer no Núcleo de Tecnologia Municipal, que funciona na sede da Secretaria de Educação, a partir das 16h.
O Programa Escola Ativa, promovido pelo Ministério da Educação, é desenvolvido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, e tem a finalidade de minimizar a distorção série-idade, além, de desenvolver o processo de aceleração de aprendizagem e escolaridade dos alunos do 1° ao 5° ano de escolaridade.
Atualmente, mais de 170 estudantes das escolas da zona rural da rede municipal são atendidos pelo programa. Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, um dos objetivos do programa é evitar a evasão escolar no meio rural, pois a quantidade reduzida de alunos no campo impede a formação de turmas individuais de cada série. “Nas classes multisseriadas, os alunos estudam juntos e não precisam se deslocar para frequentarem as escolas situadas na área central. Esta é uma forma deles estudarem e refletir sobre o ambiente em que vivem, já que o programa acontece na Serra de Macaé”.
A programação voltada para temática “Tecnologia Educacional” é ministrada parceria com o Núcleo de Tecnologia Municipal de Macaé. Segundo a coordenação do “Escola Ativa”, a proposta é que os profissionais participantes da capacitação possam melhor utilizar os recursos tecnológicos na educação de campo com enfoques como “O uso das tecnologias educacionais nas escolas do campo” e” Uso da Internet no processo ensino-aprendizagem”.
Término - Durante o encerramento das atividades os profissionais que participam do curso terão oportunidade de compartilhar as experiências e projetos, que mais se destacaram junto às turmas multisseriadas como cartazes de combinados, comitês, caixas de sugestões e de compromissos, espaços para leitura, croquis e maquetes. Uma das ações desenvolvidas, que mobilizou alunos, pais e professores foi a elaboração do calendário agrícola, que tem indicações dos períodos de produção e colheita das principais atividades econômicas das localidades.
De acordo com a coordenadora do programa, Ana Dutra, as atividades executadas no decorrer deste ano no “ Escola Ativa” foram bem sucedidas. “Os educadores, que fazem parte do programa, diretores das unidades abrangidas e estudantes se imbuíram da melhor maneira. A equipe que coordena e acompanha os trabalhos do programa pôde observar ações pedagógicas com resultados positivos mediante o processo ensino-aprendizagem. Um dos exemplos foi a pesquisa histórica sobre as unidades escolares e seus fundadores ”, ressalta.
Os professores do “Escola Ativa” participam de microcentros, encontros que são realizados uma vez ao mês para a troca de experiências, planejamento pedagógico e recebimento de dúvidas e sugestões. O Programa Escola Ativa é desenvolvido nas unidades municipais Duas Barras (Glicério); Aterrado do Imburo (Imburo); Crubixais de Cima (Frade); Boa Alegria (Sana); Madressilva (Trapiche), Joaquim Breves (Sana); Zélia Souza Aguiar (Areia Branca); Carlos Gaspar (Sana); Augusta Franco (Bicuda Pequena) e São Sebastião dos Quarenta (Imburo).