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Formação Continuada para oficineiros prossegue em junho

25/05/2011 08:24:11 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Arquivo Secom

Curso vai abranger os fundamentos e princípios pedagógicos na Educação Infantil

Atualizar monitores e oficineiros que atuam nas unidades municipais de ensino. Esta é a proposta do curso de formação específico para os profissionais, que trabalham nas unidades de horário integral, que será realizado pela Secretaria Municipal de Educação, a partir do dia 13 de junho, um curso específico de Formação Pedagógica para os profissionais da Educação Infantil. Cerca de 70 pessoas vão fazer parte do curso que vai abranger os fundamentos e princípios pedagógicos na Educação Infantil.

A programação vai acontecer na sede do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep) e será ministrada pela equipe de Formação Continuada da Subsecretaria de Educação Infantil, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a programação para os oficineiros que atuam na Educação Infantil e Ensino Fundamental tem como finalidade levar aos participantes novas ferramentas pedagógicas. A formação continuada dos profissionais de educação é apontada como uma das prioridades da pasta para este ano.

Curso - Cerca de 100 monitores e oficineiros do segmento do Ensino Fundamental fizeram parte do Curso de Formação. Os integrantes da programação receberam, na segunda-feira (23), declarações de participação.

Diante do encerramento do curso, Guto Garcia, enfatizou que a proposta da Secretaria de Educação é proporcionar enriquecimento ao trabalho dos profissionais do município. “A Formação continuada é de fundamental importância para o desenvolvimento da educação. A qualidade do processo ensino-aprendizagem é uma das prioridades da secretaria. Portanto, não apenas os professores e profissionais como supervisores e orientadores pedagógicos devem ser capacitados. Temos que envolver todos os funcionários das unidades de ensino. É desta forma que fomentamos possibilidades de crescimento dos alunos nos campos cognitivo e cultural”, disse

Término - No encerramento do programa houve destaque para o Estudo Dirigido e Audiovisual com análise de atividades, que podem ser desenvolvidas nas escolas. A organização do curso também enfocou variados temas como “Saúde, Meio Ambiente, Cultura Afro-Brasileira e Artesanato, além de Artes. Na lista dos assuntos abordados também está Recreação/ Esporte; Capoeira, além de Música; Dança e Teatro”.

Segundo a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a proposta é que monitores e oficineiros do município desenvolvam ações ligadas à cultura, esportes e temas transversais, que possam contribuir com processo de ensino-aprendizagem.

- Sabemos que os alunos que ficam nas escolas de horário integral se empenham e apresentam rendimentos satisfatórios dentro e fora das salas de aula. Eles se dedicam diante das atividades esportivas e culturais, que influenciam de maneira produtiva nas salas de aula”, enfatizou Conceição.

Conceição de Maria destacou ainda que os cursos de atualização não visam apenas a reciclagem, eles complementam as estratégias pedagógicas, que são ministradas nas escolas.“ O curso de formação é para contribuir com a relação professor/aluno, processo ensino/aprendizagem e também o planejamento de atividades”, ressaltou.

Oficineiros- O projeto de educação integral é uma iniciativa do Governo Federal e está sendo aplicado para os alunos da rede básica de ensino de Macaé. No município, cerca de 200 oficineiros atuam nos horários divergentes de aula ações que enfocam cultura, esporte, lazer, geração de renda e formação da cidadania. Na avaliação de Conceição de Maria, os cursos contribuem com a formação da cidadania dos alunos.