Evento acontece nesta quarta, das 8h às 13h, na UFRJ
Voltado para os temas: ‘Popularização da Ciência’, ‘Consolidação do Sistema Local de Ciência, Tecnologia & Inovação’, ‘Empreendedorismo de Base Tecnológica’ e ‘Desafios para o Desenvolvimento Científico em Macaé’; o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT), realiza na próxima quarta-feira (13), das 8h às 13h, o VI Fórum Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação. O encontro entre representantes da gestão municipal, das instituições de Ensino Superior e Técnico presentes em Macaé, empresários, estudantes e empreendedores acontece no polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, do bairro São José do Barreto (Nupem/UFRJ) e não exige inscrição antecipada.
A meta do fórum é, ao final da plenária representativa, ter elencado as diretrizes do município para a área. Essas diretrizes deverão ser conduzidas por meio de um Sistema Local de Ciência Tecnologia & Inovação (CT&I) que favoreça a superação dos desafios da Política Pública Nacional do setor até 2020, em Macaé. Cada um dos quatro grupos será organizado por um coordenador em uma sala. Eles elaborarão, por uma hora, de três a cinco propostas que devem ser apresentadas à plenária por um relator. Discutidas e aprovadas, essas proposições integrarão um documento que motivará os debates durante as plenárias mensais permanentes que serão inauguradas a partir deste evento. Além dessas reuniões, a ideia é que aconteçam ciclos bimensais de palestras organizadas pelos colaboradores do Sistema Local CT&I, em locais alternados.
- Pretendemos formar no município um Sistema Local CT&I, compostos por diversos atores, que, entre outras diretrizes, possa inserir acadêmicos formados em nossa região no mercado se valendo de empreendedorismo. Fizemos uma reunião prévia para a idealização deste Fórum, em março, e contamos com expressiva representatividade acadêmica e de órgãos da prefeitura ligados ao empreendedorismo, à educação e ao ambiente, o que demonstra envolvimento com a iniciativa - disse o presidente do IMCT, Joelson Tavares.
O tema central do evento é “Desafios 2020: Macaé Cidade do Conhecimento”. A proposta é que um Sistema Local CT&I bem estruturado favoreça a essa meta, considerando que o município tem o potencial necessário para desenvolver um polo tecnológico por abrigar diversas indústrias para o setor offshore, empresas de serviços e ainda importantes universidades.
Nos Grupos Temáticos serão debatidos assuntos como patente, legislação tributária, criação de acordos técnicos-científicos, a I Semana Municipal de Ciência e Tecnologia (SMCT), entre outros sugeridos durante a reunião do mês anterior.
A palestra “Pesquisa Científica e Desenvolvimento em Macaé: presente, passado e futuro”, ministrada pelo professor Dr. Francisco de Assis Esteves, abrirá os trabalhos. Já estão confirmadas as participações da UFRJ/Macaé, inclusive com coordenação de grupo; da Universidade Federal Fluminense (UFF/PURO- Lenep), do Instituto Federal Fluminense (IFF) e da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS/Funemac).