logo

Fórum de Educação discutirá alfabetização e aprendizado adequado à idade

17/05/2011 10:18:06 - Jornalista: Andréa Lisboa

Profissionais da educação, representantes da sociedade civil e da administração municipal, estudantes e membros de suas comunidades são esperados nos dia 31 de maio e 1º de junho, na Cidade Universitária. O objetivo é discutirem na Plenária Ampliada do Fórum Municipal Permanente de Educação estratégias para que o município alcance as metas: “Toda criança plenamente alfabetizada até os oito anos” e “Todo aluno com aprendizado adequado à sua série”.

O fórum é uma das políticas públicas da Secretaria Municipal de Educação (Semed) para a gestão democrática e participativa do setor. A abertura acontece, às 18h da terça-feira (31), no auditório Professor Claudio Ulpiano. No dia seguinte, a programação terá início às 8h, estendendo-se até as 17h. Os interessados em participar da plenária devem se inscrever pelo e-mail forumdeeducacao@yahoo.com.br.

- A Plenária Ampliada do Fórum Permanente tem caráter consultivo, mas a participação de todos os segmentos é de fundamental importância para a construção de uma política de base da educação. O fórum é também uma etapa para a realização da 2ª Conferência Municipal de Educação no próximo ano, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.

A pauta de discussão está em torno de duas das cinco metas do movimento “Todos pela Educação”, dando continuidade as da última plenária, em novembro de 2010, que contou com a presença de mais de trezentas pessoas. Elas estão ainda entre as metas definidas como prioritárias pela Semed. Acrescenta-se a essas: “Plano de metas de cargos e salários”; “Aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)” e “Diminuição da evasão escolar”.

As diretrizes do “Todos pela Educação” têm como objetivo garantir as condições de acesso, alfabetização, sucesso e conclusão escolar. Ele é um movimento da sociedade civil, das organizações sociais de educadores, da iniciativa privada, e de gestores públicos da educação que unem esforços para que crianças e jovens tenham acesso à educação básica de qualidade, que abrange desde a educação infantil até o ensino médio.

IDEB - O objetivo final desses esforços é melhorar a qualidade da educação no Brasil, com projeções definidas até 2021. Em Macaé já há escolas que estão acima da meta desde 2007, como o Colégio Municipal do Sana, que naquele ano alcançou 6,5 no Ideb do Ministério da Educação (MEC) e, em 2009, atingiu 7,2, superando a meta para 2013. As escolas municipais que buscam alçar as metas do Ideb/MEC, índice medido a cada dois anos, têm melhorado seu desempenho por meio de estratégias da Secretaria Municipal de Educação, como programas especializados.