Foi iniciado nesta terça-feira (31), às 18h, o Fórum Permanente de Educação Municipal. A programação se estende por esta quarta-feira (1º), quando os participantes se dividem em grupos para discutir os eixos temáticos. A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita em exercício, Marilena Garcia; do secretário de Educação, Guto Garcia; secretário de Desenvolvimento Econômico, Cliton Silva Santos; vereador, Igor Sardinha; além das subsecretárias de Educção Gelda Tavares, Márcia Heloisa e da coordenadora do Fórum Permanente, Julia Abreu.
Durante a cerimônia, Marilena lembrou a história do fórum, que começou durante sua gestão, após a realização da I Conferência Municipal de Educação. “O dia de hoje é muito significativo porque vejo os frutos de tudo o que lutamos para alcançar.”
O secretário Guto Garcia ressaltou a maciça participação da comunidade escolar tanto no fórum quanto no I Encontro Intermunicipal de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. “Percebemos que são públicos diferentes, no entanto, a casa se manteve cheia. Também temos pessoas aqui que participaram do encontro de conselhos, prestigiando também este evento. Esse comprometimento é fundamental para o desenvolvimento da educação”. Em seguida explicou os três pilares no qual tem pautado sua gestão na Secretaria de Educação: sala de aula, escola, e comunidade.
- O primeiro pilar passa pela valorização do professor, tanto financeiramente quanto social. Para atingir esse objetivo estamos fazendo a revisão do PCCV, estamos estudando junto à Secretaria de Administração a equiparação salarial dos professores com os outros servidores públicos e a capacitação dos professores. O segundo, escola, engloba eleição para diretores, valorização desses profissionais e reforma nas escolas. O terceiro visa trazer a comunidade para dentro da escola. Estamos transformando os laboratórios de informática em lan houses púlicas, a partir do próximo mês vamos iniciar a Escola de Pai, com cursos de qualificação para pais de alunos e para o segundo semestre, iniciaremos o projeto Serviço Social Escolar, de autoria da ex-deputada Mirian Reid, que tem como principal objetivo a redução da evasão escolar, explicou.
O vereador Igor Sardinha ressaltou que eventos como o Fórum são extremamente importantes para o exercício da cidadania. “Na política devemos criar instrumentos democráticos de discussão como esse para a participação popular nas decisões. A Educação está dando exemplo e deveria servir de parâmetro para todas as esferas de governo”. Já o secretário de Desenvolvimento Econômico comentou a responsabilidade dos presentes. “Não podemos pensar em desenvolvimento humano e econômico sem pensar em educação. Parabéns pela realização deste evento”.
Professora de português é homenageada
Durante a abertura a equipe que compõe o Fórum homenageou a professora de língua Portuguesa Claudia Márcia Vasconcelos pela sua contribuição na educação em seus anos de magistério. A professora emocionou a todos os presentes em seu discurso. “Vou agradecer para sempre o fórum e a oportunidade de estar aqui. Proponho a todos os presentes acreditar. É preciso um novo olhar para a educação, um novo lugar para todos nós. Vocês me proporcionaram este novo olhar. Estamos fazendo história aqui. Não a minha, a nossa. Obrigada por permitir que eu fizesse parte dessa construção”, falou.
Em seguida, foi a vez de homenagear a diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos, Cláudia Márcia Tomaz Carneiro, pelo desenvolvimento dos projetos de Meio Ambiente na Escola. “Agradeço ao pessoal de apoio, a equipe técnica da escola, aos pais e alunos, que são fundamentais nesse processo e por acreditarem no que estamos fazendo”, frizou. Também foi entregue o documento do Conae 2010 para os delegados que participaram da Conferência Nacional de Educação.
A palestra sobre o eixo temático “Políticas de Gestão Democrática” teve início às 8h30. Neste módulo estão incluídos os debates “Políticas da Aprendizagem”, “Avaliação de Aprendizagem” e “Valorização do Magistério (Planos de Cargos, Carreiras e Vencimentos – PCCV). As discussões em grupo do PCCV começaram às 10h30 e a sistematização do trabalho foi das 14h às 15h30. A plenária final está prevista para as 15h45 e o encerramento para 17h.
As duas metas prioritárias da Educação de Macaé são também diretrizes do Programa “Todos pela Educação”, um movimento da sociedade civil, das organizações sociais de educadores, da iniciativa privada, e de gestores públicos da educação, que unem esforços para que crianças e jovens tenham acesso à educação básica de qualidade.