logo

Fórum Inter-Religioso acontece nesta quarta

12/08/2025 16:01:00 - Jornalista: Joice Trindade

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Macaé realizará o Fórum Inter-Religioso, neste dia 13 (quarta-feira), na Cidade Universitária, das 8h às 13h, no auditório do Bloco A. A programação será marcada por cinco palestras. O tema central será “Intolerância Religiosa, Estado Laico e Sustentabilidade”.

O encontro receberá os seguintes representantes: o professor Dr. Babalawô Ivanir dos Santos – Autor e idealizador da série Resistência Negra) e pós-doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ); Reverendo Aécio Pinto Duarte - pastor da igreja Batista há 38 anos, mestre em Divindade e doutor em Teologia pela FATEFÉ e o padre Mauro Sérgio Souza Nunes (Pe. Mauro Nunes) da Igreja Católica e Administrador Paroquial da Paróquia São João Batista, em Macaé. Atualmente, é vice-coordenador diocesano de Pastoral, assessor diocesano das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), dos Círculos Bíblicos e das Pastorais Sociais da Diocese de Nova Friburgo.

A programação também contará com a terapeuta sistêmico, Sauller Barcelos – Falando sobre a Doutrina Espírita - com formação em Programação Neurolinguística (PNL) e Análise Corporal; Sylvio Luiz Pacheco - budista desde 1987, foi responsável pelo desenvolvimento e coordenação do polo budista no Norte e Noroeste Fluminense técnico em Estruturas Navais, tecnólogo em Petróleo e Gás e licenciado em Matemática e Marcia Rocha Davi - (Márcia de Iansã) - sacerdotisa de umbanda, capelã, mestre reikiana ancestral umbandista há 62 anos - sacerdotisa do Centro Umbandista Caboclo Sete Flechas de Macaé.

A abertura será marcada pelas presenças do vice-prefeito, Dr. Fabiano Paschoal, Fernanda Machado – Presidente do Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial e a Secretária de Política e Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio. Ela ressalta que “o tema que nos guia hoje – ‘Por uma Fé Sem Racismo’– não é apenas um convite, é uma convocação ética, espiritual e política. Em tempos de intolerância, retrocessos e violências simbólicas e reais, este Fórum se torna um lugar de resistência, mas também de cuidado, de afeto e de encontro”.

Durante o encontro haverá troca de experiências e saberes para fortalecer a solidariedade e o reconhecimento dos direitos. O objetivo é promover o diálogo, a escuta ativa e o fortalecimento de políticas públicas que respeitem e valorizem a diversidade religiosa no município, consolidando Macaé como uma cidade de respeito, paz e antirracista.

De acordo com a Secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Ingrid Aprígio, o Fórum será fundamental. “A programação é de suma importância. Temos na legislação Municipal, a Lei 4920/2022 que prevê um espaço para a discussão da temática. Pretendemos com o Fórum realizar uma escuta dos desafios e também estratégias que temos no município com a intolerância religiosa. Também temos a proposta de contribuir com a troca de conhecimento para que as pessoas se conscientizem mais, entendendo que a liberdade religiosa é um direito garantido por Lei”, ressalta.

A Secretária da pasta comenta também que durante o Fórum Inter-Religioso será possível identificar em que é necessário avançar para que sejam encaminhadas as demandas para a Conferência Nacional de Igualdade Racial. “Estamos satisfeitos em promover o Fórum. Reuniremos diferentes vozes, diferentes caminhos de fé e ancestralidade, para que juntos possamos construir uma escuta ativa, uma reflexão profunda e um compromisso real com a luta antirracista”, salienta.

A Cidade Universitária funciona na Rua Aloísio da Silva Gomes, 50 – Granja dos Cavaleiros.


Fotos Relacionadas