A 5ª edição do Fórum Permanente de Educação Municipal, promovido pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, se encerrou nesta quinta-feira (27) com destaque para os eixos temáticos “Qualidade dos processos educacionais e oportunidade de aprendizagem”, “Políticas de Formação Continuada” e “Função Social da Escola na diversidade”, além da apresentação das proposições de grupo. A programação do último dia do Fórum, que teve a “educação pública com qualidade social” como tema, começou às 8h, no auditório da Cidade Universitária.
A presença do público reflete o sucesso da proposta e a importância da realização do Fórum Permanente, que teve caráter propositivo. Participaram representantes da Educação Infantil, professores do primeiro e segundo seguimentos do Ensino Fundamental, do Colégio de Aplicação (CAp), da Educação para Jovens e Adultos (EJA) e das salas multifuncionais.
- É um momento em que a Secretaria conseguiu integrar a Educação Básica. É o grande momento de se pensar a Educação Básica do município, porque o Fórum Permanente funciona como um processo de construção, de discussão de proposições para as políticas públicas da educação – disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
A coordenadora do Fórum Permanente, Julia Abreu, afirma que a participação de todos os representantes e, consequentemente, as proposições que surgem a partir dele, fazem com que no Fórum permita que seja realizada uma gestão compartilhada da educação em Macaé:
- Fórum é uma contribuição para que, a partir dele, se possa encaminhar à Secretaria de Educação o que é considerado pertinente em termo de políticas públicas. Claro que leva um determinado tempo para amadurecermos estas discussões, mas o Fórum é extremamente importante, por ser um exercício de democracia. E nesta edição todos tiveram a chance de se colocar, se posicionar, pois elas estão na perspectiva de contribuir efetivamente.
Cristina Burle, que participou como coordenadora do Grupo 1, concorda que o Fórum Permanente é uma importante ação da gestão democrática do ensino: “O que verificamos de diferencial no Fórum Permanente é a possibilidade de estar em contato com os outros profissionais de educação discutindo temas que são de grande importância para que possamos pensar a melhoria da qualidade de ensino na rede municipal”, afirmou.
No primeiro dia de realização do Fórum Permanente de Educação Municipal, a valorização da Educação no município foi o destaque, quando o secretário de Educação, Guto Garcia, abordou temas como o Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos (PCCV), que valoriza o professor, além da valorização do aluno, com medidas como o aumento do numero de horas que o aluno passa na escola e a inclusão de matérias na grade curricular, como o Espanhol.
O Fórum Permanente é constituído por uma comissão de plenária permanente, que se reúne uma vez ao mês, e é composta por representantes de todos os segmentos da educação e de instituições, e outra de plenária ampliada, que acontece a cada semestre como espaço mais amplo e participativo: “O diferencial é que o Fórum é propositivo, não só de discussão. Faz toda a diferença o fato de existir um espaço em que há, efetivamente, grupos de discussão que apresentam proposições para ser encaminhadas à Secretaria de Educação e ao Conselho Municipal de Educação, quando a comissão considera ser pertinente. Ao longo destas edições do Fórum, praticamente todas as propostas tem sido atendidas”, finalizou Julia Abreu.