logo

Fórum Municipal LGBT discute luta contra a homofobia

08/06/2013 08:38:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Maurício Porão

O encontro aconteceu na noite desta sexta-feira, no Sindipetro NF.

Por uma Macaé livre de discriminação, o 1º Fórum Municipal LGBT aconteceu na noite desta sexta-feira (7), no Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF). A proposta é defender os direitos humanos e a cidadania desse segmento. Diversos representantes do governo estiveram presentes no encontro que promoveu a luta contra a homofobia no município.

De acordo com o vice-prefeito, Danilo Funke, o governo assumiu uma política pública de respeito à diversidade. “O preconceito tem que ser combatido e o respeito deve ser a todos os seres humanos”, disse.

O Fórum, organizado pela coordenadoria da Diversidade Sexual, contou com uma vasta programação. As palestras discutiram temas como “Rio sem Homofobia”, “Avanços e Desafios de Políticas Públicas LGBT”, “Avanços e Desafios na Prevenção e na Saúde de Lésbicas e Mulheres Bissexuais”, “A Vivência Trans”, “Novos Olhares Sobre o Uso de Drogas – A Redução de Danos”.

O encontro também foi marcado pelas homenagens a ONGs e ativistas, além da in memorian para Olga Sueli Neme Rios (ONG Milagre da Vida), uma das grandes precursoras do movimento LGBT em Macaé. “É um passo importante para nosso segmento", afirmou a coordenadora de Diversidade Sexual, Tayse Marinho.

O Fórum buscou sensibilizar os participantes quanto ao respeito e a livre orientação sexual. Foram discutidas também formas de organização entre poder público e sociedade.

Participaram do evento o presidente do Grupo Arco Íris/RJ, Júlio Moreira, a vice-presidente do Grupo Arco Íris e coordenadora da ABL, Marcelle Esteves, além de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Social, coordenadorias de Políticas sobre Drogas, de Igualdade Racial e DST/AIDS.