A quarta-feira de Cinzas no distrito serrano do Frade foi animada com a realização do Enterro do Boi, uma festa que vem se repetindo há mais de dez anos e que reúne anualmente centenas de pessoas, fradenses e visitantes. A festa acontece à noite, mas desde a tarde começam a chegar as pessoas, aguardando a realização do evento. São crianças, jovens, adultos e idosos que participam da festa, numa animação que aumenta a cada ano.
O Enterro do Boi, uma festa folclórica e que tem sua origem ligada a antigas tradições portuguesas, se caracteriza por uma procissão, iluminada por velas, onde os participantes lamentam a morte do boi que animou a folia. Os participantes, durante toda a procissão, percorrem a rua central do distrito ao som fúnebre de surdos. Entre os lamentosos, estão as viúvas, vestidas de preto, que durante a procissão choram a morte do boi. No final, acontece a queima do boi e dos bonecos e bonecas que animaram o carnaval no Frade.
O Enterro do Boi já faz parte das festas do município, constando do Calendário de festas da Prefeitura de Macaé. Desde que a festa começou, os participantes vêm aumentando a cada ano. Além dos moradores, participam os fradenses que vivem em outros municípios e pessoas de vários locais da região e do Estado.