logo

Fumacê portátil: nova arma contra a dengue

05/09/2011 16:51:59 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Ana Chaffin

Equipamento será usado nas ações do CCZ, que conta com 130 agentes de endemias

A prefeitura de Macaé recebeu esta semana mais uma arma no combate à dengue: foram compradas novas máquinas de UBV portátil (fumacê). A medida faz parte das ações do Plano de Contingência contra à Dengue da Secretaria de Saúde. De acordo com o secretário de Saúde, Eduardo Cardoso toda ação é válida se houver a colaboração da sociedade, que é fundamental para que o município não tenha uma epidemia de dengue no próximo verão.

- Vamos intensificar o trabalho de prevenção e combate ao aedes aegypti, como também a realização de treinamentos para os profissionais de saúde, disse.

Com a aquisição das novas máquinas, Macaé conta agora com três máquinas pulverizadoras pro-fog, dois carros UBV (fumacê) e dois UBV portátil. Para realização das visitas domiciliares e pontos estratégicos o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) tem na equipe 130 agentes de endemias.

Segundo o diretor técnico do CCZ, Rogério Lemos a cada ciclo de 40 dias são visitadas 86 mil residências e 350 pontos estratégicos, sendo que este último as visitas ocorrem quinzenalmente.

- Macaé possui um número elevado de pontos estratégicos, que compreende empresas do ramo off shore, borracharias, ferros velhos e cemitérios o que requer uma atenção especial, ressaltou.

Rogério alertou sobre os cuidados com os quintais, principalmente com a proximidade da primavera. Os depósitos predominantes de focos de larvas do mosquito encontrado no último levantamento foram os pratinhos de plantas e recipientes oriundos de restos de obras.

De acordo com dados da Coordenação de Saúde Coletiva de janeiro a 16 de agosto foram registradas 822 notificações (sendo 16 notificados em janeiro, 37 em fevereiro,117 em março, 161 em abril, 138 em maio, 206 em junho, 126 em julho e 21 em agosto).

A coordenadora de Saúde Coletiva, Laila Nunes, lembra que do total de casos notificados 482 foram confirmados, sendo 454 dengue clássica, 27 dengue com complicações e 1 caso classificado como síndrome do choque do dengue (confirmado laboratorialmente). Não houve, no período, caso classificado como febre hemorrágica do dengue.

Uniforme – A partir deste mês, os agentes de endemias estarão usando novo uniforme. Para dar mais garantia de segurança para a população, as bolsas constarão de um número correspondente a cada agente. “Quando algum morador tiver dúvida poderá ligar para o CCZ e tirar suas dúvidas”, falou Rogério. Para informações, sugestões e reclamações a população conta com o Disque Dengue (22) 2762-0175.


Fotos Relacionadas