Foto: Divulgação
O evento de boas vindas foi realizado no auditório do Senai
O sonho do negócio próprio está mais perto da realidade para os participantes do programa Shell Iniciativa Empreendedora, que acontece em Macaé, com apoio, pelo segundo ano consecutivo, do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), além do Sebrae e Sistema Firjan. Esta semana, 11 empreendedores da edição de 2013 receberam o selo Shell de Empreendimento Sustentável. O evento de boas vindas ao mercado, realizado no auditório do Senai, também reuniu empreendedores da turma de 2014. O objetivo foi promover a troca de experiências e a formação de novas parcerias.
O programa, executado pelo Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS), oferece gratuitamente capacitação e formação para quem sonha em abrir o negócio próprio, ou empreendedores que desejam se destacar no mercado. No município, as empresas que receberam os selos estão ligadas à cadeia produtiva de óleo e gás e contribuem para o desenvolvimento socioeconômico da região. Além disso, a ideia é estimular a cultura da sustentabilidade, inovação, empreendedorismo e a formação de líderes empresariais.
A especialista em performance social da Shell, Izabel Sousa, afirmou que a empresa está sempre pensando no futuro, por isso, já planeja os próximos 100 anos. “Quando apoiamos projetos como esse, transformamos ideias e talentos em realidade. Acreditamos nos sonhos e essas ações locais transformam-se em empresas e empregos. Sonhar junto com outras pessoas já justifica o projeto”, acrescentou Izabel.
As empresas participantes do programa vão desde a área de serviços até produção e comércio. A capacitação é dividida em quatro etapas: Laboratório de Ideias, Oficina de Projetos, Fábrica de Negócios, Selo e formação da Rede de Empreendimentos Sustentáveis. Além disso, o projeto tem diversas assessorias técnicas com profissionais especializados em negócios. A edição 2014 teve 202 inscritos e 40 empreendedores foram selecionados. Os três melhores planos de negócios receberão prêmios que totalizam 20 mil reais.
Para a coordenadora executiva do CIEDS, Roselene Souza, a iniciativa representa parcerias estratégicas que constroem redes para a prosperidade. “Todos têm conhecimento e, às vezes, faltam apenas algumas ferramentas, quando entramos no processo. Parabéns aos empreendedores que estão sendo selados e para aqueles que iniciam também”, disse Roselene.
O empreendedor da edição 2013, Alexandre Scherman, destacou sua participação no projeto. “Ele nos dá ferramentas para chegarmos até aqui. Conhecemos conceitos de sustentabilidade, ética e responsabilidade social. É difícil, mas é um esforço gratificante, pois colhemos conhecimentos”, frisou Scherman.
Um exemplo de empreendedorismo
Com um novo olhar para o mercado, o empresário Fábio Lewin, proprietário da Coco Legal, é um caso de sucesso do programa. Em 2005, ao conhecer a iniciativa, estava com dificuldades para pagar as contas do seu negócio – agroindústria que envasa, comercializa e distribui água de coco 100% natural. “Participei da capacitação e estabeleci metas. Em oito anos, cresci 2.581%. Atualmente, não brigamos mais para vender e sim para aumentarmos nossa capacidade produtiva”, disse.