Fumdec apresenta linha de crédito para agricultor familiar na Expo Macaé 2013

26/07/2013 18:10:00 - Jornalista: Catarina Brust

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) está presente na XXXIV Exposição Agropecuária – Especial 200 anos até segunda-feira (29), dia do aniversário do município. Durante todos os dias, o Fumdec, junto com outros órgãos da prefeitura, apresenta suas principais ações e programas. Uma das novidades dessa feira é a linha de crédito para o agricultor familiar, voltada para a produção de orgânicos.

- Escolhemos a feira para o lançamento dessa linha de crédito especial para os agricultores familiares. O financiamento é pelo Fumdec, assim como a capacitação, e a carência para pagar é de acordo com a safra. Recomendamos para quem está iniciando no setor, uma produção inicial de giro mais rápido. A compra da produção é garantida para a merenda escolar. Ou seja, fechamos a cadeia de incentivo ao produtor, com o financiamento, a capacitação para o plantio e a compra – explica o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães.

Outra linha de crédito que já está disponível, por meio de parceria do Fundo de Desenvolvimento Econômico com a Caixa Econômica Federal, é direcionada ao empreendedor individual. Nesta quinta-feira (25), o presidente do Fumdec comemorou o primeiro financiamento liberado pela Caixa via microcrédito, para um empreendedor do bairro Aeroporto.

- O financiamento foi de R$ 4 mil, para ser pago em 12 meses com 5% de juros ao ano, para ser investido em infraestrutura de uma loja de roupas. No estande do Fumdec na feira agropecuária estamos dando orientação sobre o microcrédito e outras linhas de crédito para financiamento sem limite – completou Vandré Guimarães.

Entre as ações do Fumdec estão o atendimento das unidades do Macaé Facilita na Barra de Macaé, Sana, Córrego do Ouro e a itinerante no bairro Parque Aeroporto, na Praça da Ampra, sempre às segundas-feiras, das 9h às 16h. As unidades oferecem, além dos serviços do Fumdec, atendimentos de diversos órgãos da Prefeitura, entre outras atividades. A formalização de pequenos empreendedores por meio do Microempreendedor Individual (MEI) também é um dos programas que vem ganhando cada vez mais adeptos, chegando à marca de 6.300 empreendedores legalizados.