Fumdec oferece microcrédito e orientação a microempreendedores

23/12/2013 12:30:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Divulgação

Junto com o recurso para investimento, os empreendedores assistem palestra proferida pelo Sebrae

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) continua abrindo linhas de créditos aos microempreendedores individuais (MEI) e a oferecer orientação para aplicação dos empréstimos. Os empresários legalizados podem adquirir até quatro mil reais, tornando possível a expansão de seus negócios. Na renovação do empréstimo, o valor pode aumentar em até 150%. Só na última semana mais oito contratos foram assinados.

Junto com o recurso para investimento nas atividades, os empreendedores assistem uma palestra de 40 minutos proferida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que é um dos pré-requisitos para assinatura do contrato. Também participam de outra palestra ministrada por delegado da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja).

A palestra do Sebrae é voltada para a aplicação dos recursos da empresa. Os participantes são orientados também a se inscreverem nas oficinas oferecidas pela instituição. Já a da Jucerja aborda os tipos de empresa e, especificamente, a migração de MEI para Micro e Pequena empresa (MPE).

- Mostramos que é preciso separar a renda familiar da renda do empreendimento. Para isso, é aconselhável retirar um valor fixo por mês e deixar um montante para aplicação na empresa para que ela seja sustentável. Inclusive, as cotas do parcelamento do empréstimo devem ser incluídas como despesa fixa. Todos recebem a Agenda do Empreendedor que preenchida, facilita a elaboração de um fluxo de caixa, diz a coordenadora de financiamentos, Rebeka Motta.

Obter créditos a juros baixos e com prazos para pagamento estendidos é uma das vantagens da formalização. Através do Fumdec, mais de 50 financiamentos já foram aprovados desde agosto. A operacionalização desses microcréditos aconteceu por meio de convênio com a Caixa Econômica Federal.

Para adquirir o empréstimo, é necessário estar legalizado. Os interessados devem se dirigir à Casa do Empreendedor, na Avenida Agenor Caldas, 261, no bairro Imbetiba, criada para desburocratizar o processo de legalização empresarial. No local, que conta com 13 mesas de atendimentos, órgãos públicos municipais prestam serviços para consulta prévia e para licenciamento; o Fumdec, para microcrédito; a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja) e o Corpo de Bombeiros estão disponíveis para dar informações. Neste ano, a concessão de alvarás que levava de três a seis meses, até 2012, passou a ser feita em oito dias.