Fumdec prepara últimos detalhes do Banco Popular

03/08/2005 11:01:00 - Jornalista: Simone Noronha

O Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec) está acertando os últimos detalhes técnicos para a implantação do Banco Popular Municipal. De acordo com o presidente do Fumdec, Jorge Tavares Siqueira, a equipe econômica do Fundo está em negociação com bancos que serão parceiros do município. A expectativa é de que as primeiras agências do Banco Popular sejam abertas até o final de outubro.

“Nossa idéia é firmar parceria não só com um banco, mas com vários, oferecendo para a população o que cada um tem de melhor em linhas de crédito. Estamos trabalhando com esta possibilidade, já que a verba para os créditos não sairá do município”, explicou o presidente do Fumdec. O Banco vai funcionar oferecendo diversas linhas de crédito, a partir de R$ 500, para o trabalhador e para o pequeno empresário, incluindo quem está no mercado informal. “Tudo isso com juros baixos e com bons prazos de financiamento”, disse Jorge Siqueira.



Além de oferecer linhas de crédito, o Banco Popular vai atender também à população com serviços de recebimento e pagamento de contas, o que vai beneficiar principalmente os moradores da região serrana – estão previstas a implantação de agências em Córrego do Ouro e no Sana. Através de levantamento feito com bases nos dados do programa Macaé Cidadão, foi verificada a necessidade de implantar agências também nos bairros Aroeira, Barra e Aeroporto.



“O Banco Popular vai ajudar a movimentar a economia nos bairros e distritos onde estiver instalado. As pessoas da serra, por exemplo, não vão precisar mais ir a Macaé para pagar suas contas, e, em conseqüência, também vão gastar seu dinheiro no comércio local”, diz o analista econômico do Fumdec, Raimundo Neto. O projeto de lei que cria o Banco Popular está sendo elaborado para ser encaminhado à Câmara de Vereadores.