logo

Funcionários da Emhusa discutem projetos de saneamento e de habitação popular

18/05/2007 17:29:05 - Jornalista: Janira Braga

Promover a união dos funcionários e destacar a importância da equipe interna para o desenvolvimento dos projetos que beneficiam diretamente a população. Com este objetivo, a Empresa Municipal de Habitação, Urbanismo, Saneamento e Águas (Emhusa) promoveu durante toda a sexta-feira (18), no Clube Cidade do Sol, o I Worshop Emhusa de IntegrAção.

- O encontro de hoje (sexta) foi realizado porque o programa de habitação popular do município é um dos principais do governo. Discutimos os projetos futuros e os programas em andamento para que haja uma sintonia com o plano de governo – ressaltou o presidente da autarquia, José Cabral da Silveira, acrescentando que no workshop foi destacada a importância do papel de cada equipe da Emhusa no contexto dos objetivos da autarquia.

Cabral lembrou que a empresa pública possui equipes que atuam na região serrana, realizando a manutenção no saneamento, além das equipes que fazem parte da estrutura de habitação.

- No total, temos de seis a oito equipes dentro da estrutura e estamos discutindo a importância do papel de cada uma - comentou.

A habitação popular, o saneamento da região serrana e o desenvolvimento da política de habitação de longo prazo foram os assuntos principais abordados no workshop.

- A idéia é mostrar o que a Emhusa representa no plano de governo - observou Cabral, acrescentando que durante todo o workshop, o foco foi na Política Municipal de Habitação de Interesse Social, além do saneamento.

A assessora da Emhusa, Lílian Rodrigues, explicou que os 90 funcionários da autarquia – somando a equipe da serra com a equipe da sede - participaram do encontro.

- Conversamos sobre a entrega das próprias unidades habitacionais, as metas da empresa municipal, promovemos dinâmica de grupo, discutimos e apresentamos todos os projetos - comentou.

Lílian ressaltou que a Emhusa é composta por diversas categorias profissionais: pedreiros, ajudantes, engenheiros, arquitetos, assistentes sociais, psicólogos, entre outros.

- Trata-se de uma equipe multidisciplinar que trabalha voltada pra o bem-estar da população - afirmou.

Loteamento popular é um dos maiores projetos

O presidente da Emhusa, José Cabral da Silveira, pontuou que está em fase final de elaboração um dos maiores projetos de habitação popular de Macaé: o loteamento popular. A prefeitura vai dotar de infra-estrutura urbana uma área após o Jardim Franco e dividir em mil lotes que serão voltados para a população de baixa renda.

- O município vai prestar assessoria tanto para os beneficiados construírem as casas, quanto dar o suporte técnico para acompanhar as famílias organizadas em lotes. Vamos trabalhar com recurso de financiamento da Caixa Econômica Federal – detalhou Cabral.

Neste projeto, a prefeitura vai doar kits de construção das casas, com a utilização dos tijolos da Unidade de Produção Habitar, a fábrica de tijolos de solo-cimento inaugurada para produzir unidades habitacionais para a baixa renda. O tijolo de solo-cimento é produzido a partir de um composto químico com argila, cimento e água, dispensando a queima de qualquer natureza.

Os tijolos serão destinados para a produção de unidades habitacionais de interesse social, visando atender às demandas da Política Municipal de Habitação de Interesse Social.