Foto: João Barreto
A capacitação foi realizada nesta terça-feira (14)
A Secretaria de Saúde e a coordenação de Vigilância Sanitária, realizaram nesta terça-feira (14), uma capacitação para a coordenação e responsáveis técnicos das unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). O curso sobre gerenciamento de resíduos, buscou fornecer informações sobre a importância do Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde (PGRSS) que deve ser seguido pelos profissionais, conforme as diretrizes da RDC 306/2004 da ANVISA.
A chefe da Divisão de Resíduos, Viviane Barreto, explica que o gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde constitui em um conjunto de procedimentos que visam minimizar a produção desse material, proporcionando um encaminhamento seguro, de forma eficiente, para que não aconteça nenhum acidente e contaminação do meio ambiente. “Nós orientamos que os lixos contaminados não podem se misturar com o lixo comum. Os profissionais precisam estar atentos”, apontou.
A coordenadora do ESF, Cristina Cardinelli, acrescenta que os resíduos gerados nas unidades são descartados corretamente pelos profissionais e coletados por uma equipe própria e qualificada. "Hoje estamos fazendo uma reciclagem para aprimorarmos o que vem sendo feito nas unidades, atendendo, desta forma, as novas resoluções", disse.
Medicamentos - A Vigilância Sanitário lançou em 2013, o projeto "Descarte Consciente" para recolhimento de medicamentos com prazo de validade vencida. O objetivo do projeto é dar um destino correto aos medicamentos que não podem mais ser utilizados.
Atualmente as pessoas podem fazer a entrega dos medicamentos vencidos na sede da coordenação. O recebimento acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h. A sede da Vigilância Sanitária fica na Rua José de Aguiar Franco, número 2150, Costa do Sol.